jornais e blogs

Aqui há uns tempos dei com um cientologista que tinha uma teoria sobre as notícias dos blogs. As notícias sairiam nos jornais e depois propagar-se-iam aos blogs. O subtexto da teoria parecia ser também: os blogs limitam-se a ecoar o que vem nos jornais, por isso os jornais é que são importantes. E, naturalmente, o corolário seria os gajos importantes são os que escrevem nos jornais, os outros são uns papagaios. Como de costume, parece que existiam uns gráficos para mostrar a verdade. E se o mundo fosse perfeito um dia lá viria alguém com uma fórmula matemática que explicasse o fenómeno de difusão das notícias dos jornais para os blogs.

O modelo tinha qualquer coisa de racional, o que o torna, para nós, desde logo suspeito de ser um profundo disparate. Como sabemos, a realidade não é racional. O racional é sempre uma construção deficiente sobre uma realidade que o ignora. Pior do que o racional, só mesmo o racional à pressa. Pior que gráficos e números, só mesmo a falta de compreensão dos mesmos números.

Na verdade, a comunicação entre blogs e jornais é difusa, mais até do que bidireccional. Como se sabe, algumas das notícias que têm enchido os nossos jornais provieram inicialmente de blogs. Outras poderiam ter enchido os jornais, mas os jornais tinham mais que fazer(?). Outras surgem nos blogs e até vêem de jornais, mas não os nacionais. E ainda outras notícias surgem nas caixas de comentários às notícias dos jornais, mas sobre essas seria totalmente abusivo dizer que são propriedade dos jornais. São propriedade de um outro tipo de ser, os commentogers, que acabámos de criar agora mesmo embora já existissem.

commentoger1


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Um comentário a “jornais e blogs”

  1. Avatar de alex

    Aliás, todas as notícias fidedignas que saem nos jornais, sobre economia, têm origem no Chornal do Inacreditável.

    Comprovar >>

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *