obama descobre a pólvora

A crise continua. Nesta altura as soluções lógicas já estão esgotadas. Começa-se portanto a dar ouvidos a qualquer disparate. Em termos militares, esta é aquela altura em que os generais reunidos escutam atentamente a mulher da limpeza que por acaso entrou na sala. É neste contexto que deve ser entendida a solução em vias de ser encontrada para a GM.

A GM está à beira, ainda mais, da falência. Os media dizem que o obama anda a congeminar uma solução. Divide-se a empresa em duas: uma das empresas fica com os activos bons, a outra fica com os activos maus, ou seja, com as dívidas. Não podia ser mais fácil. É uma ideia de tal forma genial que temos que a importar depressa para não perder vantagem competitiva.

É uma ideia digna de um grande idiota. Qualquer que seja a empresa, divide-se em duas empresas: a empresa A fica com o bem bom; a empresa B fica com as dívidas que não consegue pagar e os credores ficam a arder. Fixe, porque é que ninguém se lembrou disso antes? Será que é porque os credores não vão achar muita piada?

Esta é até uma ideia para trazer para a nossa vida pessoal. Imagine-se que um de nós tem dívidas. Divide-se em dois. Um pintelho do cú para um lado e o resto do corpo para o outro. O pintelho do cú fica com as dívidas, o resto do corpo fica saudável e vai à sua vida. A mesma técnica também pode ser aplicada ao casal. Um fica com o dinheiro e o que não tiver bens fica com as dívidas. Isto aplicado ao casal é o céu. Se eu fosse presidente do BPN era isto mesmo que fazia.

público
(CNF Chornal)


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *