ciência e senso comum

É ponto assente que a ciência está uns degraus acima do senso comum. Um ponto assente porque somos ensinados por cientistas, ou aprendizes de cientistas. Não seria assim se os ensinantes fossem pessoas dotadas de sendo comum, mas há muito que se deixou de reconhecer o senso comum como habilitação.

Vejamos um estudo científico recente [1, 2]. Diz esse estudo, sobre os carecas, que o gene da carequice se propaga por via materna. O cidadão letrado desejoso de participar dos benefícios da ciência e de ser parte de uma comunidade de pessoas inteligentes apressa-se a aceitar e incorporar o conhecimento científico e, se possível, a divulgá-lo missionariamente. Armadilha, será ridicularizado. Diz o senso comum que filho de pai careca é careca. Todos os carecas sabem a verdade. Toda a gente sabe disso, menos os cientistas.

O pretenso estudo cientifico só poderá ter sido realizado num sítio com falta de carecas, por cientistas de cabelo farto. E reparem como protegemos a ciência chamando-o de pretenso estudo científico. Sempre que um estudo cientifico é porcaria chama-se esse estudo de pretensamente científico, para não o confundir com os outros, salvaguardando assim a imagem desses outros. Se fizéssemos isso com o bom senso também ele estaria em boa conta.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

5 comentários a “ciência e senso comum”

  1. Avatar de alex

    Podemos sempre fazer estudos científicos com um intervalo de confiança de 5%!, ou seja, com um alfa de 95%. Desde que essa informação vá apensa ao estudo, é cientificamente válido.

    É um saco onde cabe tudo.

  2. Avatar de alex

    Acho que devíamos convidar um cientista 5% para escrever crónicas no nosso chornal. Que dizes?

  3. Avatar de alex

    Não é que a gente não tenha já escrito umas crónicas 5%, mas vindo de um cientísta tem muito mais valor!

  4. Avatar de SoKrates

    O meu governo apoia a ciência. Por isso, racionaliza as verbas dadas às universidades. Se o Gulbenkian conseguia gerir com 5%, porque é que as universidades não conseguem?
    É puro bom senso…

  5. Avatar de transmutante
    transmutante

    Claro que sim. Está na altura de convidarmos um cientísta. Proponho desde já que o nome dele seja:
    Dr. ….., o cientísta

    Agora só temos que ir à procura de quem se disponha a fazer o serviço. Talvez uma cientistazinha russa, que é que achas? E se puséssemos um anúncio no chornal? Tratas de pôr o anúncio?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *