media

Os media minimizaram o assassinato de um transeunte às mãos da polícia na London Summit. Foi preciso surgir uma gravação vergonhosa para os media bem comportados se sentirem obrigados a relatar o evento ou a pôr em causa a versão oficial do mesmo. Foi preciso a cimeira acabar para os media bem comportados acharem que o momento era oportuno à divulgação. BBC e companhia deram a notícia quando toda a gente que queria saber já sabia dela pela net. A divulgação do vídeo na net deve-se ao guardian. Em Inglaterra há grandes jornais: guardian, independent e telegraph.

Cá, como na china, o assassinato procura sempre uma legitimidade. Na china usa-se a legitimidade do patriotismo. Quem incomodar é preso e está ao serviço de potências estrangeiras, mesmo que esteja a incomodar porque perdeu a casa e ficou sem nada para o governo fazer os jogos olímpicos ou uma mega-barragem. Mesmo que esteja a incomodar porque quer comer e o governo lhe contaminou os terrenos que cultiva. Por cá, utiliza-se a legitimidade democrática, ou seja, elegemos os governantes, somos informados pelos media e temos os tribunais como garantia. Acontece que estamos a eleger ditadores, que os media têm uma selectividade suspeita nas notícias e que os tribunais não funcionam. Mas a ditadura que nos governa está bem legitimada, isso é que é preciso.

Os media ajudam à propaganda no que podem. Por cada 20 cm de espaço dedicado ao incidente, comemos depois com 1 metro de espaço dedicado aos inquéritos, à procura de justiça, ou seja à justificação de que vivemos num regime civilizado. A justiça cumpre assim o papel de se superiorizar à justiça popular, àquela segundo a qual aqueles polícias deviam ter acabado logo ali, julgados pelos presentes e pela evidência dos factos.

P.S.: As notícias são-nos dadas de tal forma que os que comentam no público nem se apercebem que a maioria dos comentários surgem já como comentários ao inquérito e não à notícia original, notícia essa que assim se vai desvanecendo. Faz-se pois do inquérito a notícia, um processo de legitimação.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Um comentário a “media”

  1. Avatar de alex

    Foste bastante moderado com os tribunais. Não só não funcionam como funcionam mal, porque os juízes podem ser comprados, como aconteceu no diferendo entre um gajo que conhecemos e uma grande empresa… que está agora quase a falir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *