tiananmen 20 anos


Passaram vinte anos desde tiananmen. Toda a gente se lembra da cena do manifestante e do tanque. Ninguém se lembra de quem era o manifestante. Os tanques pararam. Nestes vinte anos conseguimos que a china se aproximasse do ocidente. Hoje são nossos parceiros. A distância que nos separava foi ultrapassada. Hoje são um pouco mais democráticos. A verdade é que não é só por isso que estamos mais próximos. Estamos mais próximos também porque hoje somos muito menos democráticos. Na verdade, esse é o principal motivo porque nos sentimos hoje mais próximos.

Em Londres, a polícia comemorou os vinte anos de tiananmen. Em tiananmen um homem afrontava os tanques, mas, pronto, esse ainda afrontava. Na London Summit, 2009, um homem não afrontava ninguém e foi assassinado por um polícia debaixo do olhar concordante de todos os outros que, pessoas de bem, se preocupavam em afagar os cães, não fossem eles ficar traumatizados. Se a imagem que o guardian revelou tivesse sido filmada na china, não faltariam vozes a reclamar a superioridade da nossa civilização. Assim, parecemos ficar descansados porque na europa se vive em estados de direito e esses, como sabemos, ressuscitam pessoas.

Na verdade, ficamos descansados porque o azar caíu à porta de outrém e não à nossa. Tal como quando marginais atacam alguém no meio da rua. Desfardem-se pois aqueles polícias, vistam-se-os com roupas largas, ponha-se hip hop como música de fundo e vejam-se novamente as imagens. Aqueles polícias são marginais de Nova Iorque. É isso que eles são. E trabalham para os nossos governos.

P.S.: No vídeo abaixo, aos 3 minutos, grande momento. E aos 3m 15s surge o velhote, o verdadeiro.
No meio daquele bando de marginais. E marginalas.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *