Certificação energética

Recebi um email do al a avisar o pessoal para um novo estratagema do governo em sede de IRS. Trata-se da certificação energética da casa.

Todos os contribuintes que habitem em casas amigas do ambiente podem beneficiar de um reembolso de IRS de cerca de 58 euros anuais (foi o que deu a minha simulação), caso a sua casa tenha sido classificada com A ou A+ por um certificador habilitado. A certificação custa cerca de 350 euros para um T4 (recebi orçamentos desde 324 até mais de 800 euros, com a moda em 348 euros, IVA incluído) e é válida por 10 anos (não tenho certeza sobre este prazo). Se ignorarmos a inflação, o investimento fica pago em 6 anos. Se contarmos com a inflação, provavelmente, nunca fica pago.

Para além do IRS, o contribuinte (dono da casa) pode ter um abatimento em sede de IMI caso instale um painel solar térmico e/ou outras soluções ambientalmente sustentáveis. Cada solução abate 0,5 pontos no valor da casa para efeitos de cálculo do IMI.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

3 comentários a “Certificação energética”

  1. Avatar de Paulo Coelho
    Paulo Coelho

    Dispenso mais chamadas de atenção do fisco para os meus bens…aquilo que eles não sabem, não conseguem taxar…

  2. Avatar de alex

    É um ponto de vista. No tempo das cavernas e do Salazar era possível. Mas agora, com o chip nos automóveis e, dentro de anos, com um chip com IP V6 injectado no teu corpo, até conseguem assistir a mutações genéticas em tempo real… quanto mais se compraste, ou não, um painel solar.

  3. Avatar de Paulo Coelho
    Paulo Coelho

    É isso tudo. Mas eu não os vou ajudar. E não venham com a tanga que isso vai baixar o irs. assim que eles quiserem, passa a servir paa aumentar outra taxa qualquer…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *