despromoção

Um grupo de sábios reuniu-se este fim-de-semana com o fim de constituir a Comissão Para a Despromoção da Economia como Ciência, CPDEC. Os sábios reunidos reconhecem o fracasso dos economistas em prever ou explicar a presente crise. Reconhecem a inexistência de estudos publicados e aceites pela comunidade dos economistas que apontassem a presente crise. Reconhecem que a dimensão da crise é tal que era espectável que os economistas tivessem sido capazes de produzir informação que constituísse algum tipo de alerta. Reconhecem que a economia, como ciência, mostra ter, aos olhos do público, um baixo nível de credibilidade.

Consideram que a baixa credibilidade da economia se deve, antes de mais, aos próprios economistas e ao fracasso da ciência que representam. Consideram que não é aceitável utilizar os pergaminhos de uma ciência e títulos académicos para legitimar políticas que revelam afinal não ter qualquer suporte científico. Consideram que menos aceitável, ainda, é a unanimidade de opiniões que afectou a comunidade dos economistas face a assuntos que requeriam a existência de opiniões divergentes.

Pelos motivos indicados, os sábios reunidos desencadeiam um processo de despromoção da economia como ciência. Esta é uma medida que não é tomada desde que no império romano se despromoveram os adivinhos que liam nas entranhas dos animais mortos. A fim de não prejudicar o sustento dos economistas e das suas famílias, considerar-se-á a possibilidade de permitir a leccionação de economia nas universidades, atribuindo-lhe o estatuto de culto. A investigação subsidiada em economia só o poderá ser ao abrigo dos subsídios existentes para a investigação sobre história das religiões.

girlmoney1


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

6 comentários a “despromoção”

  1. Avatar de alex

    O Inacreditável já, há muitos anos, que advoga a despromoção da economia. Vem de longe a ideia de que “um economista tem um neurónio”, de que “se não entrares na GNR, vai para economista”, etc.

    Os Sábios dão-nos razão? Ou lêem o Inacreditável e roubam-nos as ideias?

    E já agora, tens o contacto dessa sábia? Ela parece querer comunicar qualquer coisa…

  2. Avatar de carnide
    carnide

    O prémio igNobel da Economia deste ano vai para?

  3. Avatar de transmutante
    transmutante

    É verdade. Antes de se começar a falar por aí na crise já o chornal tinha feito um aviso sério sobre os economistas que por aí andam.

  4. Avatar de carnide
    carnide

    Hmmm…
    Vão para o Trichet!

  5. Avatar de transmutante
    transmutante

    Tenho uma certa fé no Brown. A Inglaterra surge como uma forte candidata a foder-se. A Inglaterra é, aliás, o único dos grandes países que é governado por um economista de profissão. Como seria de esperar, é, dos grandes países, o que está em piores lençóis.

    Acresce que o calendário eleitoral deles obriga-os a andar a fingir que têm dinheiro até 2010. Se o Brown levar a Inglaterra à bankrupcy o IgNobel será dele. Yes he can.

    Mas, claro, o Trichet tem do seu lado a oportunidade de afundar 500 milhões de europeus. Se o fizer, ganha. Inquestionavelmente.

  6. Avatar de Magalhinhus
    Magalhinhus

    ó Fidel, tu, tambêm tãis um Mangalhães! Foi de lá que saíu eça menina. Ela tambêm customa aparcer nu meo.

    Este texto foi verificado pelo corrector ortográfico do computador português Magalhães. O Chornal não se responsabiliza pelo texto. Para reclamações, usar este link.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *