O que me despertou a curiosidade foi um post do Macacos, que fazia referência à lista dos blogs mais antigos de Portugal.
Pois fiquem os meus leitores sabendo que, quando esses blogueiros surgiram, já o meu tinha os colhões descaídos.
Tenho estado a recolher informação dos primórdios do meu Jornal do Inacreditável, e já cheguei ao dia 27-MAI-1998, ou seja, um ano antes do primeiro post do eleito primeiro blog português.
Eis alguns dados que recolhi hoje:
- Email de um leitor (27-MAI-1998) a elogiar o nosso trabalho na net. É assim quando se é um pioneiro: fomos uns incompreendidos. Aliás, os emails recebidos são tão gratificantes, que não posso deixar de os partilhar convosco: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8. (Como podem reparar, alguns leitores levaram-nos a sério e enviaram-nos histórias incríveis para publicarmos.)
- Primeiro registo na WayBackMachine (29-ABR-1999), e única página (08-OUT-1999) que a WBM guardou desse jornal. Não há registos anteriores, pois não havia links nenhuns para o site. Nós limitávamo-nos a divulgá-lo entre os amigos. Foi um desses amigos que colocou um link, anos depois do início, e que produziu esta entrada. O mesmo aconteceu com o site de base (20-DEZ-1996), que existia desde Julho de 1996. (Ao premir os links, esperem, pois a WayBackMachine é lenta, mas sólida!) Nesta época, as páginas eram todas feitas por nós (os manos reis) à mão em Notepad.
- Entradas na WayBackMachine, da 2ª edição do Jornal do Inacreditável (17-MAR-2004). Nesta altura, as mensagens já eram armazenadas numa base de dados. O programa foi todo feito por mim e aceitava posts dos leitores. Novamente, neste caso, não havia links para a página. Os links que produziram esta entrada na WayBackMachine terão sido colocados por um leitor.
- A 3ª versão do Jornal do Inacreditável é a actual e, como terão verificado (pois tem o mesmo endereço da 2ª edição), ainda não tem entradas na WayBackMachine, apesar de haver umas dezenas de links a apontar para ele.
Pois é leitores – é incontornável – sou o bloguista mais antigo da net portuguesa.
No entanto, se a lista do Apedeites é uma coisa só para os amigos, então esqueçam que eu existo: não quero incomodar ninguém.
Deixe um comentário