Militares portugueses enviados para acções de guerra no Afeganistão
12.05.2007 – 09h00 Lusa
Um grupo de militares portugueses vai participar “dentro de poucos dias” em acções de guerra no Afeganistão, contra redutos terroristas, ao lado de tropas norte-americanas e canadianas, noticia hoje o semanário “Sol”, citando fontes militares.
Integrados na Força Internacional de Segurança e Assistência da NATO, os comandos portugueses terão como missão “detectar, desmembrar e liquidar células talibãs activas na região de Kandahar, uma das zonas mais inóspitas e perigosas do Afeganistão”.
Esta missão foi confirmada ao jornal “Sol” pelo porta-voz do chefe do Estado-maior General das Forças Armadas, que desdramatizou o risco destas operações.
“A missão não é diferente de outras”, disse o porta-voz ao semanário.
O jornal adianta que a missão deve prolongar-se por seis a oito semanas e exige que os militares não tenham qualquer limitação do uso de força, “o que já não sucedia às tropas portuguesas desde as guerras de África”.
Esta é a primeira vez desde o 25 de Abril que os portugueses participam em acções de guerra, uma vez que até agora têm sempre integrado missões de paz.
Alguns militares no terreno admitiram ao jornal que a missão “é de alto risco” e que “envolve uma vertente ofensiva sem limitação do uso de força”.
Deixe um comentário