Até aqui, negar a importância primordial dos mercados financeiros garantia a qualquer um o estatuto de comunista, irresponsável ou ignorante. Os responsáveis declararam sempre que os mercados financeiros eram essenciais ao funcionamento da economia. Assim se justificaram (?) os milhões enterrados no sistema financeiro.
A novidade da semana é que o BCE vai oferecer directamente crédito às empresas. Surprise! É o bypass do sistema financeiro. Falharam as tentativas de obrigar os bancos a oferecer crédito às empresas. Deixaram de ser importantes. Ninguém sabe qual a intensidade com que o bypass vai acontecer. Pode ser uma coisa localizada apenas para alimentar empresas consideradas fundamentais. Pode alargar-se rapidamente esmagando o próprio significado económico dos agentes financeiros. Uma intervenção sem limites significa o fim do sistema financeiro como intermediário do crédito dos bancos centrais às empresas. Significa o fim de um modelo económico. Pode não acontecer.
O bypass do sistema financeiro levanta necessariamente uma dúvida sobre a sua importância primordial para o funcionamento da economia. A tal dúvida dos comunistas, dos irresponsáveis e dos ignorantes. Hoje todos nos sentimos um pouco mais próximos deles. Ultrapassámos qualquer coisa que ainda não sabemos o que é.
Rubicon – Part II
Deixe um comentário