Perdi 3 ou 4 dias (ou melhor, os tempos livres de 3 ou 4 dias) a tentar resolver uns penduranços de uma máquina Linux que nunca teve problemas antes.
Há 2 ou 3 semanas coloquei-lhe uma motherboard nova, já devidamente testada (usei-a durante 3 anos todos os dias com Windows), a memória também já tinha sido usada durante 3 anos, um dos discos (SATA) esteve a funcionar correctamente durante 2 anos, o disco com o SO já tem 5 ou 6 anos de bom funcionamento, e o SO também já tinha corrido durante 1 ano noutra MB sem problemas.
A única coisa que era nova era a fonte de alimentação, que antes era menos potente, sem cabos para Pentium 4. Além disso, a caixa, que já estava aberta para melhor ventilação, era pequena e a fonte de alimentação ficava a cobrir o ventilador do processador.
Arranjei na Net um programa de consola para verificar a temperatura do processador – Lm_sensors – e pareceu-me que era um pouco elevada: 56º C.
Mudei a máquina para uma caixa maior, onde a fonte de alimentação fica bastante afastada do ventilador do CPU e a temperatura baixou 10º para a casa dos 40.
Vamos ver se isto resolve o problema.
Deixe um comentário