por encomenda

O expresso escarrapacha o título: portugueses querem organização do mundial. E o que lêem os portugueses? Isso mesmo. Portugueses querem organização do mundial. Setenta por cento querem, o Asch tratará dos outros. Ficamos estupefactos. Os portugueses querem gastar mais dinheiro do que não têm. Serão dementes? Talvez não. Talvez a notícia seja apenas uma porca aldrabice.

São estudos por encomenda. Neste caso, encomenda da FPF. É a ciência servil. E notícias por encomenda. É o jornalismo servil. Num cantinho da notícia diz-se qual foi a pergunta feita aos portugueses: “Concorda com a candidatura de Portugal à organização do Campeonato do Mundo de 2018, em conjunto com Espanha e desde que não implique a construção de novos estádios?”. Pergunta errada. Já se sabe que a organização do mundial obrigaria quase certamente à construção de novos estádios. Porque a FIFA requer 12 estádios. E porque portugal apenas dispõe de 3 estádios com a capacidade requerida pela FIFA.

Título errado. Não corresponde à pergunta feita na sondagem. Dar notícias assim é desprestigiante. Serve o interesse de quem manda fazer o estudo. Mas não é notícia que se dê. Quem faz este estudo também faz sondagens. Quem publica esta notícia também fala de sondagens. E também nos dá notícias sobre a economia. Estamos bem entregues.

P.S.: Quem é que estes gajos pensam que são?
O Idi Amin das sondagens e dos estudos de opinião?


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a “por encomenda”

  1. Avatar de alex

    Há uma gaja que todos nós conhecemos que adora essa música…

  2. Avatar de Paulo Coelho
    Paulo Coelho

    As sondagens dão o resultado que pretendemos que dêm…basta controlar a pergunta ou a amostra ou outra variável qq e depois é só ter quem se encarregue de espalhar o resultado….
    O Sousa Cintra provou com um sondagem cientifica que 80% dos portugueses são adeptos do Sporting. Inquiriram a 750 portugueses qual o clube da sua preferencia. E 80% responderam ‘Sporting’. Onde está a admiração? Onde está a falha? A amostra escolhida…à entrada do estádio Jose de Alvalade, na porta dos sócios… mas essa parte não foi divulgada…. (só para que conste, eu sou adepto do Sporting)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *