Temperatura e gravidade

A fórmula de Newton para a gravidade afirma que duas massas se atraem com uma força que é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. A fórmula de Newton afirma uma proporcionalidade. Uma proporcionalidade é determinada por uma constante, a constante de proporcionalidade. No caso da gravidade Newtoniana, esta constante é chamada por G, tendo sido Cavendish a efectuar a primeira experiência que permitiu medi-la.(http://physics-history.suite101.com/article.cfm/understanding_the_cavendish_experiment)

A questão que nos traz aqui é: Será que G depende da temperatura dos corpos? Alguém sabe de alguma experiência que confirme, ou infirme, uma relação entre G e T?
Estou curioso…


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

6 comentários a “Temperatura e gravidade”

  1. Avatar de al
    al

    resposta tipo “ask a scientist” é “não”
    G varia com F = GmM/R^2 e, portanto, a massa não é influenciada pela T
    http://www.newton.dep.anl.gov/askasci/phy00/phy00746.htm

    Claro que a energia vibracional depende da T e
    o tio Einstein até disse que E = mc^2

    Portanto, em princípio, varia.
    Esta variação de G com a T está documentada e, segundo os “entendidos” é uma das razões para uma bizarria -o decaimento do protão.
    Claro que onde essas coisas são “evidentes” é nos famosos buraquinhos escuros, conhecidos como “buracos negros”
    The Influence of Temperature on Gravitation
    ou
    doi:10.1016/0370-2693(83)91428-4

  2. Avatar de alex

    Conclusão: o aquecimento global contraria o decaimento do protão.

    Vamos já todos voltar à produção massiva de CO2!

  3. Avatar de UKaines
    UKaines

    Investir no decaimento do protão é uma má aplicação das poupanças

  4. Avatar de alex

    Curiosa essa dúvida que levantas sobre se a temperatura influencia a gravidade. É claro que isso não vem expresso na fórmula de Newton que o AL apresenta. Mas o AL refere também um artigo onde a temperatura é incluída na fórmula.

    Para ajudar à festa, lembro que a massa varia com a velocidade, na teoria relativista:

    m = m0 / sqrt(1 – (v/c)2)

    e que se torna infinita à velocidade da luz (c), com F e g infinitos também.

  5. Avatar de lucas charles
    lucas charles

    Prezados, existe uma matéria que saiu na seção de ciências do jornal Estado de Minas no dia 24/07/2005 de um eng. civil e astrônomo amador, que mostra uma relação direta entre gravidade e temperatura, inclusive c/ uma fórmula matemática que a comprova. Ele afirma que a gravidade no fundo é o equilíbrio térmico entre o espaço (frio) e o corpo (quente). A fórmula que ele apresenta é: G = T . D , onde G(poder gravítico do corpo) é dado em K.g/cm³(Kelvin grama por centímetro cúbico), T(temperatura média ponderada do corpo) é dada em K(Kelvin) e D(densidade média ponderada do corpo) é dada em g/cm³(grama por centímetro cúbico). Ele dá 2 exemplos comparando o poder gravítico da Terra com o do Sol e da Lua:
    Terra:T=3350K, D=5,52g/cm³, então G(t)=3350×5,52=18500K.g/cm³
    Sol :T=370000K, D=1,4g/cm³,então G(s)=370000×1,4=518000K.g/cm³
    Comparando G(s) com G(t): 518000/18500=28, mesmo resultado que a Ciência com as equações e medições atuais chega, ou seja, que a gravidade na superfície do Sol é 28 vezes maior que a gravidade na superfície da Terra.
    Lua : T=930K, D=3,3g/cm³, então G(l)=3069K.g/cm³
    Comparando G(l) com G(t): 3069/18500=0,166, idem, mesmo resultado aceito atualmente, ou seja, que a gravidade na superfície lunar é apenas 16,6% da gravidade na superfície da Terra. Isto são coincidências matemáticas?
    Acho que p/ acessar esta reportagem é preciso ser assinante do Portal UAI.
    Agora o que eu acho mais estranho é que uma matéria publicada em 2005, embasada com uma fórmula matemática, em um grande jornal como o Estado de Minas e sobre um tema tão importante como a Gravidade, não despertou curiosidade e um estudo maior.
    Só para fechar e aguçar a curiosidade:
    1- O balão de ar quente sobrepuja a Gravidade, e sobe, somente alterando duas grandezas do mesmo, sua temperatura e densidade.
    2- Como uma grande estrela explode (supernova), perde muita massa nesse processo e sobra uma estrela com muito menos massa que a original mas com uma Gravidade muito maior? Menos massa e mais Gravidade? A Gravidade não é entendida como DIRETAMENTE PROPORCIONAL a massa? A resposta é que a estrela resultante da explosão tem uma temperatura e densidade muito maior que a original.
    Um abraço.

  6. Avatar de OMandelinhaDaDamaia
    OMandelinhaDaDamaia

    São afirmações destas: “O balão de ar quente sobrepuja a Gravidade” que eu admiro no português.
    Conseguem induzir o leitor a aceitar um intencionalismo animista que força o subir do balão, na mais completa indiferença pelo princípio da impulsão de Arquimedes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *