Esta semana o cavaco foi inaugurar o ano judicial. Não podia falar de outra coisa que não fossem as implicações económicas da morosidade da justiça. É um conceito de justiça. O de uma justiça cuja prioridade é o serviço à economia. Uma visão estreita do mundo.
Na mesma semana um grupo de magistrados fez um abaixo-assinado. Contra um programa chamado Citius que se está a introduzir nos tribunais. Um programa que permite ao poder político vasculhar os processos. Se assim for, é um programa que permite a um criminoso bem colocado antecipar os movimentos que o prejudiquem. Um programa que permite ao poder político controlar e esmagar o poder judicial. Um programa que contraria a separação de poderes aceite desde a revolução francesa. Um programa que anda para trás 300 anos. É mais do que um choque tecnológico, é uma cena pidesca.
P.S.: Aparentemente, o programa permite não só vasculhar os processos como também alterar as decisões. É o choque tecnológico. É um programa que podemos exportar para a Coreia do Norte.
Deixe um comentário