deflação

Uns aprendizes de economistas e uns governantes espertalhaços dizem que vem aí a deflação. A deflação é um papão. Os responsáveis alertam para os perigos da deflação. Mas não dizem quais são. Deve ser uma coisa muito técnica que ultrapassa a nossa inteligência.

Para evitar a deflação os governantes precisam tomar umas medidas. Que não dizem quais são. E cuja relação com a deflação também não se entenderia. Coisas muito técnicas. Assim se resolve o problema de ter que prestar contas.

Diz o sr. sousa & friends que com as baixas taxas de inflação que vêm aí os rendimentos dos cidadãos vão aumentar. Infelizmente, não é bem assim. É certo que na deflação de 1929 os preços de venda dos agricultores caíram nalguns casos de 50%. Mas também é certo que essa queda de preços não chegou ao consumidor. Pois é, coisas muito técnicas. O consumidor não beneficiou da suposta deflação. Algo parecido ao que já se passa com as taxas de juro e o aumento dos spreads. Deflações dessas, muito obrigado, não queremos. Queremos ver é deflações a sério.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

3 comentários a “deflação”

  1. Avatar de UKaines
    UKaines

    O verdeiro aumento dos preços nos correios de Portugal: (Não esquecer que a inflação é medida por um “cabaz”)
    Fase 1)Selo simples no cabaz-inicio da medida da inflação.
    Fase 2)Selo simples no cabaz, correio azul fora- não há inflaçao
    Fase 3)Um dia, acontece a ecomposição do cabaz, mantendo o nível de inflação porque esta não dá saltos. Em vez do selo simples, passou a estar o correio azul no cabaz.
    Fase 4) Desaparece o selo simples, só fica o azul, mas a inflação nao subiu, embora o Zé Pagante pague agora mais do dobro para enviar uma carta

    Assim fica explicado como é que os preços sobem, sobem, mas a inflação não.
    O problema, é que não é só com os CTT, e/ou em Portugal que se faz esta manigância estatística.

    Força Trichet!!

  2. Avatar de nick name
    nick name

    Deflação? Ou será “esvaziamento (rebentamento?)do balão que permite chorudos prémios reais com base em ganhos fictícios obtidos por manipulação financeira (a tal enginharia) das contas”? Continuo a acreditar na fábula d’“o sapo que queria ser um boi”

  3. Avatar de alex

    Que se lixe a “flação”, seja ela de entrada ou de saída. O que eu gostei mesmo foi dessas tipas a praticarem o “sobre e desce”.
    Agora que já conhecem os movimentos, vamo-nos a elas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *