Uns aprendizes de economistas e uns governantes espertalhaços dizem que vem aí a deflação. A deflação é um papão. Os responsáveis alertam para os perigos da deflação. Mas não dizem quais são. Deve ser uma coisa muito técnica que ultrapassa a nossa inteligência.
Para evitar a deflação os governantes precisam tomar umas medidas. Que não dizem quais são. E cuja relação com a deflação também não se entenderia. Coisas muito técnicas. Assim se resolve o problema de ter que prestar contas.
Diz o sr. sousa & friends que com as baixas taxas de inflação que vêm aí os rendimentos dos cidadãos vão aumentar. Infelizmente, não é bem assim. É certo que na deflação de 1929 os preços de venda dos agricultores caíram nalguns casos de 50%. Mas também é certo que essa queda de preços não chegou ao consumidor. Pois é, coisas muito técnicas. O consumidor não beneficiou da suposta deflação. Algo parecido ao que já se passa com as taxas de juro e o aumento dos spreads. Deflações dessas, muito obrigado, não queremos. Queremos ver é deflações a sério.
Deixe um comentário