Depois de encerrar devido à “excessiva popularidade”, menos de 24 horas após a abertura official em Novembro passado, agora está finalmente a funcionar. Mesmo assim ainda tem falhas.
A biblioteca multimédia online da Europa, “Europeana” já está acessível. Através da Internet podemos aceder a mais de 2 milhões de obras (livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais) de mais de 1000 organizações culturais dos 27 Estados-Membros da UE.
O projecto é expandir a biblioteca, envolvendo também o sector privado, e o objectivo é que em 2010 a Europeana dê acesso a pelo menos 10 milhões de obras “representativas da riqueza da diversidade cultural da Europa”. “Com a Europeana, conciliamos a vantagem competitiva da Europa em matéria de tecnologias da comunicação e de redes com a riqueza do nosso património cultural. Os europeus poderão agora aceder com rapidez e facilidade, num único espaço, aos formidáveis recursos das nossas grandes colecções”, Durão Barroso dixit.
Deixe um comentário