Vinhos de Fim de Semana, outra vez

Abri com um Caves de Santa Marta, tinto Douro Reserva 2005, 13% de álcool, uma mistura de castas do concelho de Santa Marta de Penaguião com altitudes entre 200 e 450 metros: 50% de Touriga Franca, 25% de Tinta Barroca e 25% de Tinta Roriz, com 6 meses em carvalho americano. Um vinho mais ou menos.

Seguiu-se um Cabeça de Burro, tinto Douro Reserva 2005, um vinho das Caves de Vale do Rodo, 13% de álcool, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Barroca, com vinhas velhas. Um vinho razoável e que envelhece bem em garrafa.

Passámos a um Caves Vale do Rodo (standard), tinto Douro 2006, 13% de álcool, castas várias, bebe-se excelentemente, acompanha bem outros copos de vinho!

Terminámos com um Dão Cardeal Reserva tinto 1996, garrafa de 1,5l, 12% de álcool, um grande vinho, com um sabor sui generis a fazer lembrar que se esqueceram da cesta de vime dentro do barril durante 10 anos. Mas marchou todo! Touriga Nacional e Alfroucheiro Preto.

A janta foi bacalhau assado seguido de raia assada nas brasas. O pessoal ajudou-me a colocar o depósito de 106Kg no suporte (o tal que eu e os meus filhos subimos para o telhado a pulso), assim como os painéis solares. Sou quase independente em água quente. Ficaram todos convidados para tomar um duche quente nos dias mais frios do ano, assim que aquilo estiver a funcionar.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

4 comentários a “Vinhos de Fim de Semana, outra vez”

  1. Avatar de Paulo Coelho
    Paulo Coelho

    Em relação a essa independencia de agua quente…presumo que o deposito tenha uma resistencia electrica interna, para aquecer/manter quente a àgua quando não há sol. Toma atenção à factura da luz…Vai a este forum (http://forum.aglobal.com/viewforum.php?f=2&sid=a48267d386026f1dfd6f9722064159a2) e esclarece algumas coisas…

  2. Avatar de alex

    Não tem resistência eléctrica. O truque está na ligação dentro de casa. A água que vem do depósito entra na caldeira (a gás) que é “inteligente” e desliga se entrar água quente. Quando a água vem fria, a caldeira dispara.

    Já há escalas para tomar banhos cá em casa de forma a usarmos ao máximo o aquecimento solar. Dois banhos à hora de almoço e dois banhos à hora de jantar, de 150 litros cada um. Se cada um de nós tomar banho duas vezes por semana, ainda podemos vender água quente aos vizinhos e o investimento fica pago em 6 meses!

    eh eh eh

  3. Avatar de UKaines
    UKaines

    Um caso típico: Quanto maior o retorno do investimento, pior o cheiro.

  4. Avatar de Paulo Coelho
    Paulo Coelho

    Ou seja. Usas a caldeira para aquecer a agua, e a caldeira não acende se receber agua quente vinda dos paineis. Portanto, nos dias de chuva e sem sol…acabas por usar a caldeira como antes…Poupas desde que haja sol e se a agua ficar quente durante a noite antes de descer para a caldeira nos banhos matinais…esquece lá essa história de recuperar em 6 meses.. ou então, os banhos são todos transferidos para a tarde/noite…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *