O pirata somali é um preto maltrapilho escanzelado e mal armado. Que ataca num barco pneumático ou numa lancha. Que rouba qualquer coisa que ande por cima de água e tenha valor. O pirata somali ataca com metralhadoras velhas ou mísseis roubados. Mas é igualmente perigoso com uma faca ou com os dentes que lhe restam. O pirata somali não toma anabolizantes, não tem treino científico. Nem tem nada que lhe pertença verdadeiramente.
Os piratas somalis já atacaram mais de 100 barcos. Incluindo um barco cheio de tanques de guerra e um petroleiro. Nunca mais se ouviu falar do navio carregado de tanques. Pelo que qualquer pessoa de inteligência média conclui que lhes pagaram o resgate. Os media, como sempre, esqueceram-se de nos informar. Os piratas somalis acabaram de roubar um petroleiro. Conheci gente feliz por ter roubado uma hélice de petroleiro na Lisnave. É grande o homem que rouba uma hélice de petroleiro. É imensamente maior o homem que rouba o petroleiro inteiro.
O pirata somali é invencível. Porque não é derrota perder contra forças tão maiores do que a dele. E ele dá trabalho às marinhas de guerra das grandes potências. A vida do pirata somali vale pouco, o que faz dela uma vida a sério. O pirata somali não se esconde, está sempre à vista do satélite. Rouba coisas com milhões de quilos e centenas de metros de comprimento.
P.S.: O pirata somali é um gajo com grandes histórias para contar mas com poucas hipóteses de sobreviver para contá-las. Aqui há uns anos convidaram-me para ir a um sítio algures entre o Mali e o Senegal onde havia uma migração em que o pessoal arranjava lugar no comboio à facada. O gajo que pagava as contas entretanto perdeu o dinheiro na bolsa e acabámos a não ir. Nunca chegámos a saber se tivemos sorte ou azar.
Deixe um comentário