os EUA e a UE

Os EUA têm um presidente que é uma merda. Tem um passado vergonhoso. Mente como um fedelho. Faz disparates. Brinca e faz palhaçadas. Porta-se mal. Chora em público. Têm um presidente que é gente. Do qual toda a gente diz que não gosta. Mas mentem. Mentem a si próprios. Vamos ter saudades.

Agora têm dois candidatos. As pessoas que conheço preferem o Obama. Mas a verdade é que o Mccain tem uma história de vida fantástica. Com qualquer um deles estão mais bem servidos do que nós. O Mccain é alguém que teve a dignidade de exigir um tratamento decente para os prisioneiros inimigos. A dignidade de exigir o fim de Guantanamo. A dignidade que nunca existiu na UE.

A UE não tem um presidente mas dois. O da comissão, que obviamente não manda nada. É aquilo que se chama um verbo de encher. E a presidência rotativa. Que pela sua natureza também não manda nada. A UE finge que não decide, mas decide. As decisões da UE não têm cara.

A UE é dirigida por uma trupe anónima cujos processos de decisão são opacos. Legitimados pelos seus pares. Uma trupe que se está a cagar para a opinião do eurocidadão. Só isso explica a facilidade com que num fim-de-semana se produz um super plano Paulson que custa o fim do estado social na UE.

A UE é o supra-sumo da opacidade. É o mais opaco dos decisores na arena internacional. Fraca democracia que tem um nível tão alto de opacidade. Ao observar a política americana conseguimos atribuir um Top Porco ao Paulson. Ao observar a política da UE não vemos nada, só decisões anónimas de actores invisíveis. Temos um prémio para atribuir e não sabemos a quem.

P.S.: O super plano Paulson da UE é de uma dimensão tal que só a contribuição da Alemanha (500 mil milhões) e da França (360 mil milhões) juntas excedem o plano Paulson original.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a “os EUA e a UE”

  1. Avatar de alex

    É pá! Estás a amolecer. Então já não sabes fazer contas? Só o dinheiro que a Alemanha vai injectar nos mercados é superior ao do plano Paulson. Se somares o dinheiro que todos os países da UE vão oferecer aos bancos, ultrapassa o TRIPLO dos 700 mil milhões de dólares do plano Paulson (não te esqueças da conversão euro-dólar).

    E agora outra coisa, muito mais importante. Dizes que a UE não tem cara e que os EUA têm um porco javardo à frente dos seus destinos. Pois bem, fica sabendo que um presidente sem cara – como o da UE – é uma situação muito apreciada pelos conhecimentos milenares e tradicionais orientais. Aqui vai um trecho do Tao Te King, do Lao Tse, que felizmente, com a mudança de casa, consegui reaver. Nota que “santo” é sinónimo de “governante”.

    “O governo do santo consiste em esvaziar o espírito do povo, em encher as sua barriga, em enfraquecer a sua ambição, em fortalecer os seus ossos.
    O santo age por forma que o povo não tenha nem saber nem desejo e que a casta dos inteligentes não ouse agir.” (III)

    “O santo está sempre pronto a ajudar os homens” (XXVII)

    Andas a pensar demais.

  2. Avatar de toxinox
    toxinox

    A um santo feito de pau não me importo de dar o … ah… a carteira!
    A um santo de pau feito, da-se …, dá-lha tu.

    – – –
    Aabedoria zen- popular dos ourinois.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *