O crescimento de M3 tem sido exponencial. Exponencial, a curva matemática da demência.As exponenciais não primam pela sustentabilidade. Sendo uma medida do volume de moeda disponível, a evolução do M3 é uma medida da inflação. A inflação afinal não é de 4 ou 5%. É de mais de 10%. Os gráficos de M3 impressionam. Esse não é um fenómeno exclusivamente americano. Aqui na europa também.
Vivemos há vários anos com indicadores de inflação marados. Índices de preços no consumidor que pretendem medir a inflação a partir do preço das bananas, dos sabonetes, do papel higiénico e dos palitos. Medidas que pretendem não medir. Enquanto isso, o volume de moeda aumenta na casa dos 15%. Por mais voltas que se dê, o PIB não explica esse aumento da moeda. É inflação. Escondida. Pouco.
P.S.: Graças ao FED, desde 2006 ninguém sabe quanto é M3, ou seja, ninguém sabe quantos dólares existem em circulação, ou seja, ninguém sabe quanto é que vale o dólar. Afinal de conas talvez tenhamos comprado o petróleo mais barato de sempre. Até agora.
Deixe um comentário