Copos de Linux 5 – Contagem final

Ao fim de 16 dias a contabilizar ataques a Windows versus Software Livre que circularam na Net e atacaram as minhas máquinas, cheguei ao seguinte resultado:

  • Windows: 93,7%
  • Software Livre: 6,3%


Nota: Tipo 1 – Windows; Tipo 2 – Software Livre

A categoria Software Livre inclui aplicações feitas em Perl e PHP, e inclui ataques ao Mambo e ao Apache. Todos eles podem correr em Windows também.

A relação final entre ataques a Windows e a Software Livre é de cerca de 15 para 1.

No meu texto Copos de Linux 2, eu disse que o Windows está instalado em 89,2% das máquinas Desktop, enquanto que o Linux está instalado em 3,3%, o que dá uma proporção de 27 Windows para 1 Linux. Isso é verdade para as máquinas Desktop, mas não é verdade para os servidores. Ainda segundo a Wikipedia, o Linux está instalado na maior parte dos servidores (não indica percentagens), assim como nos supercomputadores: 70% para Linux e 0,4% para Windows.

Assim sendo, não é fácil saber qual a proporção mais elevada: se o número de ataques a Windows por máquina Windows na Rede, ou se o número de ataques a Linux por máquina Linux na Rede.

No entanto, uma coisa é inegável: se ligarmos duas máquinas à Rede – uma Windows e outra Linux -, a primeira é 15 vezes mais fustigada com ataques do que a segunda.


Publicado

em

,

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a “Copos de Linux 5 – Contagem final”

  1. Avatar de alex
    alex

    Tive que alterar este texto, pois havia uma categoria de ataques mal classificada.

  2. Avatar de carnide
    carnide

    Excelente trabalho. Finalmente uns poucos dados para lançar luz sobre os pandemónios com bocas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *