Ao fim de 16 dias a contabilizar ataques a Windows versus Software Livre que circularam na Net e atacaram as minhas máquinas, cheguei ao seguinte resultado:
- Windows: 93,7%
- Software Livre: 6,3%
Nota: Tipo 1 – Windows; Tipo 2 – Software Livre
A categoria Software Livre inclui aplicações feitas em Perl e PHP, e inclui ataques ao Mambo e ao Apache. Todos eles podem correr em Windows também.
A relação final entre ataques a Windows e a Software Livre é de cerca de 15 para 1.
No meu texto Copos de Linux 2, eu disse que o Windows está instalado em 89,2% das máquinas Desktop, enquanto que o Linux está instalado em 3,3%, o que dá uma proporção de 27 Windows para 1 Linux. Isso é verdade para as máquinas Desktop, mas não é verdade para os servidores. Ainda segundo a Wikipedia, o Linux está instalado na maior parte dos servidores (não indica percentagens), assim como nos supercomputadores: 70% para Linux e 0,4% para Windows.
Assim sendo, não é fácil saber qual a proporção mais elevada: se o número de ataques a Windows por máquina Windows na Rede, ou se o número de ataques a Linux por máquina Linux na Rede.
No entanto, uma coisa é inegável: se ligarmos duas máquinas à Rede – uma Windows e outra Linux -, a primeira é 15 vezes mais fustigada com ataques do que a segunda.
Deixe um comentário