George Foreman

Tem dez filhos. De 7 mulheres. Cinco filhos. Cinco filhas. Casa 5 vezes. Todos os filhos se chamam George. George I, II, III, IV, V. Todos se chamam George para saberem quem é o pai. Uma das filhas chama-se Georgette.

Campeão do mundo de pesados, aos 45 anos, a dois meses dos 46. Esteve 10 anos fora do boxe. Tinha sido campeão do mundo aos 26 anos. Volta aos 39 anos. Aos 43 luta com Hollyfield pelo título mundial. Perde. É o combate que mais dinheiro rende na história do boxe. Aos 45 é candidato ao título. A Federação de Boxe não o quer deixar lutar pelo título. Tem que meter um processo em tribunal alegando discriminação etária. Ganha o processo. O combate realiza-se. Vence. Ganha o título de campeão mundial de pesados. Quase com 46 anos. Um record. Vinte e seis anos depois do título olímpico. Vinte anos depois do seu primeiro título de campeão do mundo de pesados. Outro record.

Before the title combat, Ali told me: “If you do it, then you are great.”
“And when Ali says you are great that’s something.”

É o homem que ganha fortunas no boxe e as esgota numa igreja. Que volta para o boxe para ganhar um milhão de dolares para uma obra de caridade. Porque, afinal de contas, “um homem que ganhou o dinheiro que eu ganhei, não deve andar por aí a pedir dinheiro às pessoas”. De jovem delinquente a pregador. De criatura brutal a velho bonacheirão. É o pregador que tenta impingir a bíblia ao muçulmano Ali. O seu maior rival do passado. O único que lhe aplicou um KO. Ali, o maior, aquele que quando se retirou disse ao mundo o que era necessário para ser great. Como ele, Ali.

É no braço de Foreman que Ali se apoia quando sobe as escadas para receber um prémio por causa do filme “when we were kings”. Ali, agora com Parkinson. Ali com quem realizou o combate do século, Rumble in the Jungle, 20 anos antes. Ali que lhe disse durante o combate do século “is that all you got?”. Combate que Foreman relembra, dizendo, “and he was right, that was all I had”. O tal combate que perdeu por KO.

Ganhou muito dinheiro no boxe. Mas ganhou muito mais a vender máquinas de fazer hamburgueres. Vendeu mais de 100 milhões delas. As famosas Grill Mean Machines. Renderam-lhe mais de 140 milhões de dolares. Esteve para voltar ao boxe aos 60 anos. A mulher não deixou.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *