Estou a ler o artigo sobre a segurança das experiências no LHC que, alguns dizem, pode vir a ser a Máquina do Juízo Final.
Leiam com cuidado a página 4 do artigo e digam-me como é que um discurso daqueles pode vir da cabeça de um cientista. Aliás, de uma equipa de cientistas independentes (em 2003), e depois revisto por outra equipa de cientistas em 2008 por causa da polémica do arranque do LHC.
O artigo diz que a superfície da Terra é continuamente bombardeada com raios cósmicos, que produzem eventos semelhantes à experiência que querem fazer no LHC, mas em número muito maior. Depois dão o exemplo de Júpiter, com uma superfície muito maior, e dos corpos celestes do Universo conhecido, com uma superfície maior ainda, e esses eventos nunca provocaram o colapso do Universo. Depois, fazem uma referência à dimensão temporal: dizem que em cada segundo, os astros do Universo conhecido são bombardeados, produzindo o referido evento, muito mais vezes do que as que serão produzidas no LHC em cada segundo, e isso não provoca o colapso do Universo. Também tentam descansar-nos dizendo, noutra página, que os micro buracos negros que, eventualmente, sejam produzidos devem decair em radiação de Hawking.
Só não referem, e isso é que me espanta vindo de cientistas reconhecidos e de idoneidade indiscutível, é que as colisões no LHC ocorrem todas no mesmo local físico, e não espalhadas pela superfície da Terra, sob campos electromagnéticos que condicionam a direccionalidade dos eventos, ou seja, que mantêm as partículas todas na mesma linha, e a um ritmo de 600 milhões de colisões por segundo: tudo num único ponto. Aliás, o que eles querem simular são as condições de formação do Universo – o milésimo de segundo após o Big Bang – e não a superfície da Terra: acho que está tudo dito. E – agora sou eu a especular, pois não tenho conhecimentos/dados para discutir isto – a existência de muitos micro buracos negros juntos podem fazer com que eles não decaiam em radiação, mas que se agreguem e produzam buracos negros de massa superior. Mas se me querem deixar descansado, não me atirem areia para os olhos. Digam-me, que têm dados suficientes para garantir que tantas colisões por segundo no mesmo local físico, constrangido electromagneticamente, não são perigosas. Digam-me quanto tempo demora um micro buraco negro a decair em radiação Hawking. Digam-me que muitos buracos negros juntos não se atraem e não produzem um buraco negro de massa superior e que não atingem a massa crítica que engole o planeta. Mas isso eles não dizem no artigo. E os juízes deixaram passar isto? Não admira: os juízes não sabem calcular 2/3 de um número…
Deixe um comentário