Irão adopta Euro

O Irão adoptou o euro, em detrimento do dólar, nas trocas comerciais com o exterior e nas poupanças depositadas no exterior. A política externa europeia para com a generalidade dos países em desenvolvimento, e em especial para com o Irão, tem sido uma política respeitadora, uma política de não ingerência, uma política de compreensão e de não imposição. E isso teve os seus frutos. Os outros estados vêem a Europa como uma entidade que se coloca à mesma altura que eles, uma entidade que fala de igual para igual; e não como alguém que se coloca acima, que não ouve o que têm a dizer e que ordena e exige obediência.

O Irão é o país do Movimento dos Não-Alinhados mais proeminente do momento devido à recente crise do nuclear, o que faz com que esta troca do dólar pelo euro tenha uma visibilidade acrescida. É de esperar que, nos próximos meses, muitos outros países não-alinhados venham a seguir a opção do Irão, reforçando a base de sustentação do euro e da economia europeia.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

3 comentários a “Irão adopta Euro”

  1. Avatar de carnide
    carnide

    Hmmmm… Axo que também existem outras razões.

  2. Avatar de alex
    alex

    Sim, o Público aponta outras razões… de ordem financeira, política financeira.
    Mas se fossemos tão maus como os americanos, eles provavelmente escolheriam o iene, ou o rublo (para darem o tal golpe como o Ieltsin).

  3. Avatar de alex
    alex

    Acabei de ler um artigo na BBC e vi que houve outras alterações para além das que mencionei atrás: o orçamento iraniano vai passar a ser divulgado em euros e na moeda local. Isso é obviamente uma acção puramente política e não financeira. É uma reacção ao boicote americano à economia e à política iraniana, mas adopta o euro porque a Europa é um parceiro e não um inimigo. Pode ser um parceiro duro e ríspido, mas é de confiança, não é arbitrário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *