Litvinenko

Os espiões, conhecedores de importantes segredos do estado, são como os militares: quando se portam mal devem ser abatidos.

Mas não deixa de ser um morte fodida: ingerir polónio.

Georges Dumèzil, filologista francês proponente da existência de uma ideologia tripartida nas sociedades indo-europeias (e não só, também nas nórdicas), encontrou, nas referidas sociedades, três classes sociais: o clero, os guerreiros e o povo. O clero define as linhas gerais do curso da sociedade; os guerreiros – geralmente nobres – defendem a sociedade das agressões do mundo exterior; o povo trabalha, paga impostos, cumpre as regras da sociedade e tem direito a ser defendido. Na minha interpretação da hipótese trifuncional de Dumèzil, os espiões cabem dentro da categoria dos guerreiros, são utilizados para defender a sua sociedade, morrem por causas nobres como os bombistas suicidas, são carne para canhão. Se perdem o Norte, devem ser abatidos como cães. Todos nós, povo, devemos exigir que assim seja. Isto não invalida que a quantidade de polónio que circula actualmente em Londres não deva causar um incidente diplomático sem precedentes entre a Grã-Bretanha e a Rússia.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

4 comentários a “Litvinenko”

  1. Avatar de carnide

    E’ mesmo assustador.
    E se alguém injecta plutónio, polónio, raiospartónio numa conduta de água?
    Que problema de saúde pública e’ que isso levanta?
    Que mundo é este onde estamos a entrar?
    Que vai ser dos miúdos?

  2. Avatar de alex
    alex

    A solução é o diálogo.
    Conversas de surdos-mudos não funcionam.

  3. Avatar de the Tao of Shin Shen
    the Tao of Shin Shen

    Trata-se de uma desproporcionada preocupação com a saúde pública:
    http://dn.sapo.pt/2006/11/28/internacional/radioactividade_novos_locais_capital.html

    Basta comparar com a quase ausência de notícias sobre os chamados candeeiros orgânicos, também conhecidos por ucranian lamps.

  4. Avatar de alex
    alex

    Pois…
    Por isso é que o FSB (novo KGB) optou pelo polónio. Aparentemente, o produto é inofensivo a menos que seja ingerido, inalado, ou que entre por um golpe na pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *