Slack e Debian II


Debian deve ser um anagrama de “Merda”.
Ainda é pior que o Slackware.
A única distribuição baseada em Debian que consegui instalar foi o Ubuntu, mas multiprocessador é treta. E depois onde está a fonte do kernel para recompilar? E o .config?

Mais vale aprender a trabalhar com o initrd e manter o Slack. Vai ser duro pois não sei que módulos é que tenho que carregar e por cada tentativa tenho que reinstalar o SO todo, uma vez que não consigo arranjar um dispositivo de arranque (disquete, USB, CD) para reconfigurar o sistema.

Para quem não faz ideia do que estou a falar (initrd = “initial ram disk”) o kernel 2.6 carrega um sistema operativo virtual em ramdisk, durante a fase de arranque, para reconhecer os dispositivos existentes na máquina e poder carregar o sistema operativo real.
Quando recompilamos o kernel para adicionar um extra qualquer, por exemplo multiprocessadores, temos que recriar à mão esse sistema operativo virtual, empacotá-lo no formato initrd, colocá-lo no sítio certo, com as dependências adequadas e depois reiniciar a máquina à espera que esteja tudo bem e que arranque. Se correr mal, voltamos à casa de partida, ou seja, reisntalar o SO desde o very início.
Foda-se. Os dias de trevas voltaram ao Linux. Merda do kernel 2.6.

,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *