O petróleo aproxima-se a passos não largos mas seguros dos 170 dólares. A questão não é se mas quando. Aceitam-se apostas. Os grandes do mundo ainda não se decidiram contar o porquê da origem da subida dos preços do petróleo. Uns acusam os especuladores e recusam a escassez. Outros acusam a escassez e menorizam o papel dos especuladores. Claro que a coisa é muito mais complicada se não houver mesmo petróleo.
O independent disse o ano passado que não havia petróleo. Disse-o antes da crise do petróleo. Muito antes. Em junho de 2007. O argumento é simples. Os países da OPEP vendem proporcionalmente às reservas que dizem ter. Todos mentem quanto às reservas. Mentem porque assim podem vender mais. A cada ano que passa eles declaram ter mais reservas. Mesmo quando não existem descobertas de petróleo que o justifiquem. O independent conclui: as reservas conhecidas duram 4 anos.
A situação seria pois de absoluta demência. Todos, países e empresas petrolíferas, teriam mentido sobre as suas reservas. Mentido com os dentes todos. Só isso lhes permitiria manter as cotações em bolsa, o peso político, etc.
Sinais de que isso é verdade? As declarações de ex-responsáveis pelo sector dos petróleos, o não-investimento em refinarias desde há décadas, o racionamento de combustíveis no Irão desde há vários anos. Aqui vai a capa do independent. Believe it or not.
Deixe um comentário