Deus e a Ciência

Acreditar na Ciência é crer numa coisa que não se conhece: é tão mau como crer em Deus.
(Estive para rescrever a frase anterior e tirar o “tão mau”, mas é mesmo mau acreditar ou crer em algo só porque sim. Por isso mantive a expressão.)
Mas a Ciência está errada? Não foi isso que eu disse, embora quase sempre a Ciência esteja errada: faz parte do processo de evolução do conhecimento científico. Mas ainda assim, apesar da Ciência estar quase sempre errada (alguém conhece algum facto científico que seja universal, imutável, etc., essas coisas em que os crentes gostam de acreditar? se sim, digam em comentário, por favor), apesar da ciência estar quase sempre errada, dizia eu, acerta muitas vezes. E porquê?
A Ciência é quase toda estatística, atualmente. A investigação científica define modelos que explicam a realidade. Quando as poucas variáveis (porque são sempre poucas e redutoras) do modelo se aproximam da realidade, com uma percentagem superior ao acaso, esse modelo é considerado uma imagem da realidade,e isso é Ciência.
Mas voltando às crenças: não se fiem, cegamente, em cientistas ou párocos, nem em ciências ou religiões. Estudem, desenvolvam um raciocínio lógico e dedutivo, leiam muito, pensem e sejam livres.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *