NVIDIA, black screen

Já há uns meses que, de vez em quando, os ecrãs do meu computador ficavam momentaneamente pretos e, depois, voltavam ao normal e recebia uma notificação do Windows a dizer que o driver da placa NVIDIA tinha estoirado e o sistema tinha recuperado.

Tenho o Windows 7, num PC com duas placas de védeo – uma NVIDIA Quadro K620 e uma ATI Radeon X1300 – que sustentam 4 ecrãs.

Na última semana, deixei de conseguir trabalhar porque o driver estoirava e deixava os dois ecrãs da esquerda permanentemente a preto. Por vezes até congelava o PC, e nalguns casos também fez reboot.

Depois de 3 dias a reinstalar drivers, e à procura de solução na net@, encontrei uma que funcionou: desinstalar o driver da NVIDIA, remover manualmente todos os ficheiros relacionados com essa placa, e instalar um driver que eu sabia que funcionava.

Eu já tinha tido problemas, no passado, com este driver. Já tinha instalado e desinstalado diversas versões até encontrar uma que funcionasse. Quando comprei a NVIDIA Quadro, instalei o driver mais recente, na altura o 361.75, e não funcionou. Pesquisei na net@ e descobri que o 341.98 era estável. Tive-o instalado durante vários anos. Mas o Windows instalou uma atualização por cima e devem ter ficado ficheiros iguais, de fabricantes diferentes, em pastas distintas. Ou seja, provavelmente, o driver instalado estava a usar algumas DLLs de outro fabricante. E isso fazia o sistema estoirar. Por isso é que foi necessária esta limpeza exaustiva. Retirei as instruções daqui, da resposta do eckdd, de 17 de agosto de 2016. E é a única que funciona.

  • Desinstalar o driver da NVIDIA no Device Manager. Os 2 ecrãs que estavam pendurados nesta placa, deixaram de estar ativos. O eckdd tem mais uns pormenores que eventualmente poderão evitar isto, mas como eu tenho outra placa de vídeo com mais 2 ecrãs, o sistema passou todo para esses ecrãs e continuei a trabalhar.
  • Confirmar que o Windows não instala novamente o driver. Normalmente instala, logo a seguir, um VGA standard para um ecrã apenas.
  • Remover todos os ficheiros ".inf", que estão na pasta Windows, e que tenham o conteúdo "nvidia". Com o Windows 10, isso pode ser feito com um comando na PowerShell. Como tenho o Windows 7, tive que configurar o Windows para fazer pesquisas em ficheiros não indexados (não sei se o INF é indexado ou não) e depois pesquisei na pasta \Windows\inf.
  • Desistalar todos os produtos NVIDIA no COntrol Panel, em Add/Remove Programs.
  • Remover todas as diretorias NVIDIA em Program Files e Program Files (x86).
  • Fazer reboot.
  • Nas diretorias System32 e SysWOW64 (e subdiretorias), remover todos os ficheiros começados por "nvidia". Isso pode ser complicado, pois foram instalados pelo user SYSTEM. No meu caso, foi necessário fazer "Take Ownership" para cada um individualmente, para depois os poder apagar.
  • Instalar o driver que funciona e fazer reboot.
  • Nunca mais deixar a Microsoft instalar drivers por cima desse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *