Na 6ª feira à noite partiu-se a correia do alternador da minha Space Gear. O carro já andava a fazer barulho – a chiar – porque uma correia já se tinha partido. Só agora, a posteriori, é que percebi isso. Para fazer rodar o alternador são precisas duas correias – neste carro – e quando está apenas uma em funcionamento, a inércia do alternador faz a correia chiar.
Entretanto, a correia da direção assistida dilatou e virou-se ao contrário. Nem sei como é que o carro andava.
A única correia aparentemente boa é a do ar condicionado. Mas decidi mudá-las todas.
A correia de transmissão foi mudada há pouco tempo, mas o tipo que a trocou não conseguiu encontrar as restantes no mercado – o que eu agora acho estranho, pois foi só chegar à loja e comprar – e deixou ficar as velhas. Daí, este problema.
Os tensores não têm grandes dificuldades em remover, a não ser o do ar condicionado. Tive que ver alguns vídeos na net@ para acelerar e facilitar o trabalho. Vou deixá-los aqui para referência futura.
Eis o vídeo que eu fiz:
Tenso do ar condicionado num Mitsubishi Galant
Tensores do alternador e da direção assistida num Mitsubishi Pajero
Troca da bomba de água num Mitsubishi Delica L400, com motor semelhante ao meu