Sporting – Setúbal, 71


13 de junho de 1971

O meu pai levou-me ao estádio de Alvalade para ver o Sporting – Setúbal para a Taça de Portugal.

Em minha casa, eram todos do Sporting: o meu pai, a minha mãe, e os meus três irmãos. Bem, os meus irmãos mais novos só tiveram consciência disso talvez uns anos mais tarde, mas eu vivia rodeado de lagartos.

Ou talvez não, pois segundo o meu pai, o meu tio Zeca insistia constantemente comigo para ser do SLB e, ainda segundo o meu pai, quando eu tinha 3 anos – naquela época em que me deitava no chão da cozinha para ver as cuecas riscadas da empregada – eu fui do Benfica.

Mas passou pouco tempo para passar a pensar por mim e tomar partido pelo Setúbal. Até hoje. Mas voltando ao Sporting-Setúbal de 71…

Já não me lembro de grande coisa do jogo, mas recordo-me que, quando o Setúbal marcou um golo, eu levantei-me e bati palmas, de pé, no estádio de Alvalade. À volta estavam todos calados a olhar para mim. Eu tinha 8 anos e o futebol, na altura, era uma atividade decente: não me bateram, mas alguém comentou: “olha um lampião”.

Já na altura o pensamento dos adeptos de futebol era primário e binário. Ou és meu amigo, ou és inimigo; ou és do Sporting, ou és do Benfica.

Eu não percebi o comentário e perguntei ao meu pai: “o que é um lampião?” e o meu pai explicou-me que eles pensavam que eu era benfiquista, que “lampião” era como os sportinguistas apelidavam os benfiquistas… assim como os benfiquistas chamam lagartos aos de Alvalade. 🙂


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *