Rebentar caixas multibanco

Aquando da explosão, com recurso a gás, de uma caixa multibanco ao pé de minha casa, na semana passada, veio-me à ideia uma solução simples e evidente para o problema.

Os assaltantes introduziram gás na máquina e fizeram-na explodir, por volta das 4h da manhã. A polícia apareceu uns minutos depois deles terem fugido. Se fosse possível acelerar a chegada da polícia, podia-se começar a apanhar os assaltantes e acabar com estes assaltos.

A solução parece-me simples: um detetor de gás dentro da máquina, com ligação a uma sirene no local e aviso imediato, via rede informática ou telefónica, do posto de polícia mais próximo.

A sirene podia afugentar os ladrões, ou precipitar e atrapalhar a sua ação. Por outro lado, o aviso antecipado da polícia, permitiria chegar a tempo de intercetar os assaltantes. Além disso, e num mundo ideal, para cada caixa multibanco deveria haver um plano de ataque previsto na esquadra mais próxima. Por cada ATM, a polícia tem que ter um plano, tem que saber exatamente quais as estradas a bloquear, qual o caminho que deve usar até ao ATM, quantos carros de polícia vão ser chamados, se vão estar várias esquadras envolvidas, etc. Tudo isto deve ser planeado e preparado já, para aplicar de forma imediata no momento do assalto.

Comuniquei a minha ideia numa turma de mestrado onde leciono e alguém ficou de passar a informação a quem a pode aplicar. Vamos ver.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *