Frango na púcara

Comprei um daqueles frangos do campo, com um quilo e setecentas com o intuito de assá-lo no carvão. Mas os clientes estão cansados de grelhados nas brasas, por isso decidi fazer frango na púcara.

É uma receita de família, que vem para lá do tempo do meu antepassado Afonso I, que ao passar por Alcobaça, não passou sem lá voltar… e lá deixou os pergaminhos com os planos de elaboração deste prato, cuja origem se perde no tempo.

1 frango do campo, com 1,7 kg
2 cebolas grandes
5 tomates maduros
5 dentes de alho
1 dl azeite
1,5 dl de vinho branco
1,5 dl de bagaço
1 dl de vinho licoroso
1 folha de louro
2 colheres de sopa de mostarda caseira tipo Dijon, mas mais doce
pimenta preta moída no momento
meio molho de salsa
gengibre
1 dl leite de coco
um pedaço de presunto ou meio chouriço
sal

Num tacho grande, colocar o azeite, a pimenta moída, o sal, o louro, os alhos esmagados, as cebolas cotadas em cubos com 2,5 cm de lado, e os tomates, também cortados em cubos. Adicionar o vinho, o bagaço, o licoroso e a mostarda. Adicionar o presunto ou o chouriço cortado em pedaços pequenos. Colocar o frango cortado em pedaços. Juntar o leite de coco. Levar ao lume forte até ferver e depois baixar. Coze em lume brando, no tacho tapado, durante 1 hora. A meio da cozedura, juntar a salsa cortada em pedaços de 2,5 cm, assim como o sumo do gengibre ralado. Sirva numa púcara, acompanhado de arroz semibranqueado e batatas fritas.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *