Tenho o congelador cheio de chocos e, por isso, preciso de criar receitas novas, ou utilizar os chocos em receitas que, tradicionalmente, usam outro ingrediente de base.
Já fiz arroz de choco malandrinho, e não se distinguia do tradicional arroz de polvo.
Também grelhei choco na chapa, regado com gengibre e shoyu, como fazem os orientais com as lulas.
Projetei fazer – ainda não fiz – salada fria de choco, com choco cozido, em pedaços pequenos, salsa e cebola picadas, azeite e vinagre.
Desta vez, recuperei um prato típico das regiões costeiras, a alhada de raia, e estou a prepará-lo com choco. Retirei as entranhas do choco e aproveitei apenas o corpo e a cabeça. Cortei-o em pedaços e cozi-o como se fosse para choco frito. Usei bastante sal, grãos de pimenta branca e preta, malagueta, uma cabeça de alhos esmagados e louro. Cozeu durante 20 minutos.
Coei a água da cozedura, provei-a e ajustei o sal (tive que juntar água). Entretanto tinha as batatas a cozer noutra panela. Após cozidas, coloquei-as numa terrina, juntei o choco, adicionei uma cabeça de alho picado e meio molho de salsa (deviam ser coentros mas não havia). Juntei 1 dl de azeite e 1 dl de bom vinagre, e verti a água coada da cozedura do choco. Repousou 10 minutos antes de servir.
—————–
Entretanto, enviaram-me o endereço de uma página com várias receitas de chocos, para o caso de me faltarem as ideias: https://www.saborintenso.com/chef/caderno-17/
Mas reparem que não está lá a alhada de choco. 🙂
Deixe um comentário