O meu carro tem óleo no motor, dentro dos níveis indicados na vareta. Mudei o óleo há poucos meses, assim como o filtro do óleo, há cerca de 7.000 km. Neste motor, o óleo deve ser mudado de 15 mil em 15 mil km, por isso isso ainda está bom.
Mas há cerca de três semanas começou a ocorrer algo estranho. Se o carro estiver parado entre 3 e 8 horas, quando volto a pô-lo a trabalhar, não recebe óleo na árvore de cames. No entanto, se descansar apenas uma hora, ou a noite toda, ou mais do que um dia, esse problema não ocorre.
Sem óleo na árvore de cames e nas válvulas, faz um barulho metálico que quase parece um carro a diesel, o que é incomodativo e está a estragar o motor.
Um amigo meu, que é meio mecânico, disse-me que podia ser o sensor de pressão de óleo. Em grande parte dos motores esse sensor é visível assim que se abre o capô. No motor X14XE, esse sensor fica num sítio de acesso difícil, por trás da roda dianteira direita. Fica um pouco acima do carter, à esquerda da distribuição, tal como indicado na imagem.
Apesar da imagem não ser boa, percebe-se uma rosca ferrugenta dentro da linha vermelha: é o sensor de pressão de óleo. É uma peça que pode ser encontrada aqui, e que tem o seguinte aspeto:
e, com medidas:
A peça pode estar avariada, ou apenas suja. Vou tentar desmontá-la e depois digo mais alguma coisa.
Deixe um comentário