Espécies introduzidas

Pela primeira vez, este ano, encontrei uns peixes novos, diferentes e estranhos, na ribeira de Algibre, no Algarve. Vou para aquela zona do Algarve, no barrocal, todos os verões, desde que nasci, há mais de 50 anos, pois o meu pai, avô, bisavô, e antecessores eram algarvios. E quase há 40 anos que visito a ribeira de Algibre, que seca todos os anos, ficando os peixes a morrer, e a serem comidos pelas aves, em pequenas poças que vão secando ao sol e infiltrando-se pela terra.

Todos os anos trago peixes dessas poças, e coloco num aquário que tenho em casa. Já trouxe enguias, barbos, rãs, e peixes de mais 3 ou 4 espécies, aparentemente nativas, que não sei identificar. Mas este ano, havia uns peixes novos, provavelmente introduzidos por algum aquarista que se desfez do aquário, mas não quis matar os peixes. Procurei na net@ e parece-me ser um Cichlasoma qualquer.

cichlasoma-1280

Da lista de imagens que o Google encontra para o termo, há duas ou três semelhantes aos peixes que encontrei: o Cichlasoma urophthalmus, o Cichlasoma grammodes e um Cichlasoma não identificado, sendo este o mais parecido com os que recolhi.

Tenho quase a certeza de que foram introduzidos recentemente por algum aquarista, mas embora os que eu recolhi tenham entre 1,5cm e 6cm de comprimento, na zona da Querença vi um com cerca de 15cm de comprimento. Penso que estes peixes podem atingir os 40cm de comprimento, começando a procriar a partir dos 10cm, quando atingem a idade adulta.

Provavelmente largaram um casal adulto na ribeira, que começou a ter prole este ano, ou no ano passado. Vamos ver como se dão com as espécies nativas…


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *