Recuperar contactos do cartão SIM

Comprei um telemóvel novo e tive que pedir um novo cartão SIM, pois o antigo era um SIM normal e o novo tinha que ser um nano-SIM. Não tenho muitos contactos e decidi guardá-los no cartão SIM, pois posso precisar de colocar o cartão noutro dispositivo e os contactos mantêm-se.

images

É claro que há outras soluções, como guardar os contactos no telemóvel, o que invalida a minha necessiadade de trocar o cartão entre dispositivos; ou guardá-los na nuvem: Google, Samsung, Apple e outros. Mas esta última possibilidade é uma perda de privacidade à qual não quero ceder de forma alguma. É uma boa solução para putos novos, que não têm privacidade digital, mas não para mim.

Quando cheguei a casa e decidi exportar os contactos do SIM antigo para o dispositivo, já não estavam disponíveis: o cartão estava vazio. Procurei uma solução na net@, diziam para ir a uma loja do fornecedor de telecomunicações, que talvez fosse a única solução, mas eu não queria perder tempo, nem gastar dinheiro.

Então arranjei outra solução que funcionou e que fica aqui para outros que, como eu, guardam conscientemente os contactos no cartão SIM.

  • Arranjem um dispositivo que aceite dois cartões SIM. Desliguem-no.
  • Coloquem os dois cartões nesse dispositivo: o ativo e o inativo. No meu caso, como um era um nano-SIM, tive que o encaixar no plástico do SIM normal, para o poder colocar facilmente no encaixe do telemóvel.
  • Liguem o dispositivo e coloquem os dois PINs. Agora, os contactos já aparecem. Exportem os contactos do cartão antigo para o telemóvel. Depois, importem os contactos do telemóvel para o cartão novo. Et voilà.

Já agora, vão exportando os contactos, de vez em quando, para o telefone e depois guardem o ficheiro num PC não comprometido.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *