Há uns anos atrás, bastava adicionar uma máquina à rede local e ela ficava logo disponível a partir do nome (por WINS ou DNS) ou do IP, em qualquer máquina Windows.
Entretanto, começaram a aumentar as medidas de segurança e agora torna-se quease impossível aceder às máquinas locais, a menos que se faça um curso de redes, ou algo similar. Com isto, a Microsoft cava um foss ainda maior entre os gestores de redes e os utilizadores comuns, não permitindo a existência de utilizadores intermédios.
Tenho o Samba instalado em todos os meus servidores Linux e acedo frequentemente aos seus sistemas de ficheiros a partir do Windows. De há uns meses para cá, que sempre que quero aceder a uma máquina nova, tenho que a adicionar à lista de sítios confiáveis do meu Win7. E para chegar lá, tenho que ir à net@ relembrar como se faz. Estou farto disso, por isso vou deixar aqui o caminho para chegar a essa lista de sítios confiáveis.
Control Panel –> Network and Internet –> Network and Sharing Center –> Internet Options
Abre-se uma janela: Internet Properties. Aqui escolher:
Security –> Local intranet –> Sites
Abre-se uma nova janela: Local intranet. Premir o botão Advanced e abre-se uma terceira janela. Adicionar o nome ou endereço IP pretendido.
Deixe um comentário