Com os churrascos de quarta feira, os miúdos de frango vão-se acumulando no congelador. Pensei fazer um guisado com eles, ou um fricassé, ou uma canja, mas acabei por fazer um caril de miúdos de frango.
O caril foi feito com uma receita que me foi dada por um indiano, num restaurante onde almocei um dia: cebola salteada, com malagueta, pimenta moída no momento, alho e gengibre; depois junta-se o leite de côco, ferve, mói-se, e volta a ferver para apurar. Quem gostar do caril amarelo, pode juntar açafrão das índias.
Patas de frango e outros miúdos lacados com uma mistura criada no momento. Guarnecer com rodelas de laranja e flores de alho francês.
Eis a receita da laca. Azeite e sal no fundo de um tacho, ao lume. Depois, coloco os miúdos, com o lume baixo e tapo. Deixo entalar (meia cozedura) sem água, vou mexendo de vez em quando, mas tapo sempre o tacho para não perder humidade.
Junto, então as especiarias e temperos: pau de canela, anis estrelado, uma malagueta, funcho, tomilho, alecrim, cravinho da índia, uma folha de louro, vinho tinto, vinagre de arroz, duas colheres de sopa de melaço e sal a gosto. Deixar cozinhar bem. No final da cozedura, o molho deve ficar espesso e pode ser aproveitado como tempero.
Deixe um comentário