Expandir um VHD

O Windows está cheio de secretismos. É impressionante que não haja informação oficial sobre como expandir um disco virtual do Virtual PC.

Encontrei algumas ligações na net@ no site Technet da Microsoft que tinham instruções para o Windows 8 e seguintes, mas não havia nada para o Win 7 que eu uso.

Precisava de aumentar uns discos virtuais de umas máquinas virtuais de Win XP, de 10GB para 20GB. Não encontrei informação nenhuma nos sítios da Microsoft. A única solução que era por instalar uma aplicação marada para dimensionar discos que provavelmente iria instalar-me um backdoor na máquina host.

Fui jantar sobre o problema e voltei à pesquisa. Lá encontrei um blog que mostrava a solução com comandos de consola Windows. Muito simples. Abrir uma janela de consola como administrador. Depois emitir os comandos seguintes:

select vdisk file=”C:\path\to\vdisk.vhd”
expand vdisk maximum=20000

Por fim, é necessário entrar na máquina virtual e usar um programa para expandir a partição, como o Acronis. Se a máquina virtual for Win 7, pode aumentar-se no Disk Management do Host:

“Action” / “Attach VHD”

Ou então, ainda com o diskpart:

select vdisk file=”C:\path\to\vdisk.vhd”
attach vdisk
list volume
select volume=
extend size=20000

Eu usei o Acronis e funcionou.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *