China ao ataque

Renminbi falls to 4-year low after devaluation – FT.com

“The renminbi fell sharply again on Wednesday, taking it to a new four-year low against the US dollar and fuelling expectations of sustained weakness in the Chinese currency. The People’s Bank of China lowered the daily fix around which its currency trades against the US dollar by 1.6 per cent to 6.3306 on Wednesday morning, the second-biggest one-day cut since the country abandoned its hard currency peg in 2005.” in FT

Isso é mais um prego na nossa economia. É um truque clássico que a China aplica há décadas. É uma forma de fazerem crescer a economia. Os preços deles baixam, injetam os produtos deles nos nossos mercados e arrasam connosco.

E isso não vai afetar os vistos gold, nem a compra de empresas ocidentais. Eles estão cheios de dinheiro. Aliás, o dinheiro todo do mundo está lá. É lá que estão as nossas dívidas todas.

Quem é que sofre com isso? O povo? Não. A classe média que não pode comprar tantos produtos importados. Mas o que é isso comparado com a vitória final?

————–
Entretanto, no DN: China inicia guerra cambial com maior desvalorização em 20 anos

“Banco Central decidiu depreciar o yuan em 1,9% para ativar a economia, após queda de 8,3% das exportações em julho.

A China surpreendeu ontem tudo e todos com uma decisão de política monetária histórica. O banco central desvalorizou o yuan face ao dólar em 1,9%, naquela que é a maior depreciação da moeda chinesa em 20 anos e a mais importante desde que a China adotou, em 2005, um modelo de flutuação controlada para a sua moeda. O objetivo da decisão é apenas um: reativar a segunda maior economia do mundo”


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *