Pelos do ralo

Entrei de férias e comecei as obras em casa. Comecei pela limpeza dos ralos e foi um dia de trabalho, pois havia muito para limpar. O mais complicado foi o ralo do bidé. Depois de tirar a válvula comecei a puxar os detritos e saiu de lá um tapete de pelos encaracolados e entraçados. E nunca mais tinha fim.

O bidé era o equipamento mais entupido, por isso decidi limpá-lo a fundo. Desapertei os parafusos que o prendem ao chão, cortei a ligação da água, e levantei-o e arrastei-o para o lado. Os tipos que me construiram a casa eram uns curiosos de pacotilha. À conta dos malabarismos deles já tive que levantar o chão de outra casa de banho e recolocar toda a tubagem de uma sanita. Mudei imensos tubos de casas de banho e da cozinha. Aliás, na cozinha tive que mudar tudo porque, para além da obra de arte que lá deixaram, aquilo vertia água para o chão.

Mas voltando à realidade de hoje, assim que leantei o bidé – de onde tirei um tapete de pelos púbicos – descobri que a ligação ao esgoto era feita por um tubo flexível, todo retorcido, a lembrar os pelos que compunham o dito tapete. Ora, o esgoto do bidé já tem – mais à frente, numa caixa no chão – um sifão, e por isso não precisa de ser sifonado antes. O mais correto, para evitar entupimentos e facilitar o escoamento, é que a água escoe sem obstáculos para o tubo de esgoto que sai do chão.

Já agora, e porque merece um comentário, este tubo tem a boca de lado e sai 5,5cm ao lado da prumada da válvula do bidé. Daí terem colocado um tubo flexível com uma série de reviravoltas para fazer a ligação.

Mais uma vez, decidi refazer a ligação da forma mais correta, ou seja, ligar a válvula do bidé ao esgoto diretamente e no mais curto percurso possível. Comprei uns joelhos de PVC para esgoto, de 32mm e 40mm para ligar a válvula ao tubo de esgoto. Mas a curta distância na horizontal, entre eles, não permitia apertar o tubo à saída da válvula. Depois de dormir a sesta sobre o assunto, usei o aquecedor industrial que comprei há uns meses, e que faz 700ºC, e deformei o PVC até alinhar os tubos de entrada e saída. Já está a funcionar e não perde uma gota de água.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *