Rotundas


Luanda
Rotunda para quê?

Rotundas (Marquês, Relógio, outras…):
Nas rotundas (um mal necessário) o trânsito deve:
a) Ter o escoamento de saída de facilitado? R: SIM!
b) Ter a circulação dificultada? R: NÃO

As rotundas são feitas para que os carros possam circular em segurança e sem acidentes mas evitando o cego pára arranca dos semáforos, descongestionando assim a circulação e melhorando o tráfego em geral, diminuindo também a poluição.

No entanto, quando há demasiado tráfego para o escoamento natural da rotunda, o engarrafamento instala-se. Nesta situação, que deve o projectista fazer?
a) Dificultar aos carros o entrar (colocar semáforos nas entradas)?
b) Dificultar aos carros o circular (colocar semáforos nas faixas circulantes)?
c) Dificultar tudo, transformando a rotunda num supercruzamento, com semáforos por todo o lado, nas entradas e nas faixas circulantes?

A resposta certa dependerá das comissões pagas pelos gajos que colocam os semáforos? Se existirem comissões, a resposta certa será a c) que maximiza o número de semáforos instalados.
Se não existirem comissões, a resposta certa é a a) que facilita o trânsito e diminui a poluição.
Se se estiverem nas tintas a resposta certa é a d): Nenhuma delas, não fazer nada, deixar o engarrafamento em paz.

Uma observação experimental das rotundas deste país mostra que as soluções aplicadas são: Ou a d), (tão-se nas tintas) ou a c) (tão à caça de comissões?). Dá que pensar, não dá?

Caro leitor: Na próxima rotunda com semáforos veja lá bem se estão só nas entradas ou se também estão nas faixas de circulação….

PS: Fui informado que a c) tem uma “razão”: >>Assim nunca engarrafa. É chato, mas não engarrafa.<< Mas isso também se consegue controlando as entradas, sem atrapalhar o escoamento de saída e garantindo dessa forma a possibilidade de um maior fluxo médio. PS2: Fui também informado que assim evitam-se acidentes. Mas então agora as rotundas precisam de semáforos para evitar acidentes? PS3: Um link interssante. John van Rijn é professor emeritus de estradas e afins na Eindhoven University of Technology http://www.indevelopment.nl/PDFfiles/CapacityOfRroads.pdf


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