Vinhos da bruxa

Com o dia das bruxas a aproximar-se há que beber uns tintos para aquecer a alma.

VPerdizes2005d_35-B

Vale de Cavalos, Douro tinto 2012, 14% de álcool, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, com estágio de 8 meses em carvalho francês e americano. Um vinho meio encorpado e com acidez q.b. apesar do excesso de álcool.

Cancelão, Douro tinto 2011 Reserva, 13,5% de álcool, Tinta Barroca, Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional. Uma surpresa. Um vinho com um misto complexo de sabores desde o acre ao doce, com acidez q.b. e um corpo mediano. Um vinho a manter debiaxo de olho.

Lezíria, Almeirim tinto s.d., 12% de álcool. Acre e ácido, pouco encorpado, acompanha bem feijoadas e carnes cozidas. Nada mau para um vinho corrente.

Vila Real, Douro tinto 2011 Reserva, 13,5% de ácool. Simples, pouco corpo, adstringente q.b. Continua bom e barato.

Cancellus, Douro tinto 2010, 13,5% de álcool, Tinta Barroca, Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional. Comprei a pensar que era o “Cancelão” (ver acima), mas não é tão bom. No entanto, é bastante fresco, mais leve, e com um bom equilíbrio entre o doce e o ácido.

Kopke, Douro tinto 2010, 13,5% de álcool, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinto Cão. Um belo vinho com uma acidez saliente, e que envelhece bem de um dia para o outro.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a “Vinhos da bruxa”

  1. Avatar de Rui Oliveira
    Rui Oliveira

    Bebi estes dias o Kopke 2011 e acho que ainda está bastante irrequieto…precisa de tempo e por acaso entrou na lista das melhores compras de 2014 da Wine Enthusiast Magazine…nessa lista devia ter entrado era o tons de duorum 2011 esse sim tá fantastico de beber neste momento…como costumas dizer dá para engraxar as botas 🙂

  2. Avatar de alex

    Concordo. O Kopke costuma ser um bom vinho, mas este ano pareceu-me um pouco “verde”, embora tenha gostado bastante da acidez. No entanto, no dia seguinte (após aberto) já está mais “maduro”. A oxidação faz-lhe bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *