a rtp, as crianças e as touradas

A história conta-se rapidamente: a RTP preparava-se para transmitir em directo mais uma corrida de touros (ou toiros), num destes domingos, a meio da tarde. A associação animal interpôs uma providência cautelar e o tribunal decidiu:

Considerando que a transmissão de touradas “é susceptível de influir negativamente na formação da personalidade de crianças e adolescente”, como se lê na sentença judicial, o tribunal ordenou que a emissão só possa acontecer entre as 22:30 e as 06:00 e acompanhada de um identificativo visual permanente sob pena de a estação ter de pagar 15 mil euros e incorrer em pena de crime de desobediência qualificada.»

…claro que tem havido comentários, etc., mas os media que fizeram escarcéu quando se tratou de Barrancos, deram agora a notícia como apenas “mais uma notícia”…

E o que está em jogo, para além de todas as considerações que se possam fazer sobre os amigos dos animais, a festa, o ritual, a tradição, a raça (que está tão em moda agora), a coragem, ou bravura, a política, as decisões judiciais e tudo o mais, é um pouco mais profunda.

Deixemo-nos de fundamentalismos ocos. Então é proibido exibir um touro em faiena a ser lidado na arena e pode-se exibir corpos delapidados vítimas de guerras, guerrilhas, ataques terroristas, e acidentes de automóveis, aviões, comboios, cheias, tornados, tufões e outros desastres à hora do telejornal. Para não falar nos filmes de acção (ou ação) e campeonatos de wrestling e outras coisas do género que qualquer criança pode ver a qualquer hora na televisão.

Eu nem sou aficionado. Mas tenho um botão que desliga a televisão (e que uso muito, por acaso!!!!) quando a programação não agrada.

Agora argumentar qualquer coisa que indicia que os “coitados” dos jovens podem ficar perturbados mentais se assitirem a uma tourada… para não falar nos que vão, no tal horário para além das 22:30, com ou sem os pais à tourada nos campos de touros.

Deixem-se de merdas. A pesudo-protecção a mais só estraga. Querem proteger os jovens, exijam combate à droga e ao seu tráfico “a sério”, combatam a pedofilia. E já agora, eduquem, que é o mais importante. E parece-me que a quantidade de protecção é inversamente proporcional à educação.

E já agora, é giro ver tantos anos depois a bolinha vermelha servir para classificar as picadas no lombo dos touros… no meu tempo era para outras coisas mais “picantes”.

outros tempos!!!!!


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

2 comentários a “a rtp, as crianças e as touradas”

  1. Avatar de alex

    Isto está a ficar tão mau que até parece os States.

  2. Avatar de toxinox
    toxinox

    É melhor ver wrestling que touradas.
    – – –
    Quando o corpo está doente, fica-se com o gosto estragado.
    Quando se tem a opinião doente , fica-se com a razão estragada.

    Vão se tratar!!

    PS: Nem gosto de touradas. Mas gosto ainda menos de imbecilidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *