RAID do cara…

Detesto dias assim.

Estou aqui há 8 horas a tentar instalar o Linux numa máquina nova para fazer a transferência do jogo para a linha simétrica que parece já estar a funcionar bem (pelo menos as ligações SSH já não vão abaixo, o que é bom sinal).

Comecei por tentar colocar 4 discos SATA de 80GB em RAID 5. Quando cheguei ao fim da instalação, o LILO queixou-se que só arrancava a partir de dispositivos RAID 1.

Fiz então um RAID 1+0, para tentar aproveitar ao máximo os discos (a melhor solução era mesmo RAID 5) e ter um sistema de ficheiros linear. Em princípio o LILO deveria ver apenas o RAID 1, pois o RAID 0 ficava por baixo. Mas não. Depois de instalar tudo (e a sincronização dos discos ainda leva quase 1 hora), o LILO queixou-se, novamente, que só arrancava a partir de dispositivos RAID 1.

Criei então só dispositivos RAID 1 e vou montar a directoria /var no 2º dispositivo RAID 1 (porque o que me preocupa mais em termos de espaço é a base de dados, que fica em /var/lib/mysql, e que pode facilmente chegar aos 60-80GB). Esperemos que seja desta.

Ainda tenho que ver que corrente é que estas máquinas super-artilhadas consomem. A temperatura da sala das máquinas subiu 2 graus, e o ar condicionado dispara mais frequentemente, por isso, o consumo aumentou. Ao adicionar mais máquinas posso vir a ter problemas com a corrente e os disjuntores.


Publicado

em

,

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *