A desmontagem bateu no fundo. Comecei a montar o motor. Tive que fazer mais uma ferramenta, desta vez para colocar as meias-luas que prendem as válvulas aos suportes das molas. Usei um cano de 1/2″ de ferro galvanizado e cortei-o como se pode ver na imagem.
Árvores de cames já montadas
Válvulas limpas, rodadas e montadas na cabeça retificada. Até parece novo.
O corpo do motor limpo, já com a junta da cabeça colocada, antes de montar a cabeça.
Cabeça já montada, ainda sem os parafusos de aperto ao corpo.
Já montei a cabeça, apertei os parafusos conforme indicado pelo fabricante:
- 1º aperto: 25Nm
- 2º aperto: +90º
- 3º aperto: +90º
- 4º aperto: +90º
- 5º aperto: +45º
Depois, ainda apertei os coletores de escape e admissão e… começou a chover. Se continua a chover, só tenho carro lá para o verão.