Chaço VI

A desmontagem bateu no fundo. Comecei a montar o motor. Tive que fazer mais uma ferramenta, desta vez para colocar as meias-luas que prendem as válvulas aos suportes das molas. Usei um cano de 1/2″ de ferro galvanizado e cortei-o como se pode ver na imagem.

Árvores de cames já montadas

Válvulas limpas, rodadas e montadas na cabeça retificada. Até parece novo.

O corpo do motor limpo, já com a junta da cabeça colocada, antes de montar a cabeça.

Cabeça já montada, ainda sem os parafusos de aperto ao corpo.

Já montei a cabeça, apertei os parafusos conforme indicado pelo fabricante:

  • 1º aperto: 25Nm
  • 2º aperto: +90º
  • 3º aperto: +90º
  • 4º aperto: +90º
  • 5º aperto: +45º

Depois, ainda apertei os coletores de escape e admissão e… começou a chover. Se continua a chover, só tenho carro lá para o verão.

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