Máquina de lavar loiça

Há muitos anos atrás a Maria chateou-se e obrigou-me a comprar uma máquina de lavar loiça. Eu era da opinião – e ainda sou – de que lavar loiça à mão é uma atividade de meditação que nos faz crescer espiritualmente. Infelizmente tenho que ganhar dinheiro para colocar comida na mesa e essa atividade espiritual ficava para a Maria… que não gostava nada de a fazer.

Comprei uma Miele Gala que sempre lavou bem até aqui há uns meses em que passou a ter problemas de esgoto. Por vezes não esgotava a água toda no final e, outras vezes, a bomba de esgoto ficava a trabalhar indefinidamente em vazio. No mês passado lavei-a, limpei a válvula de esgoto (que está no fundo da cuba, por baixo dos filtros e é fácil de retirar e limpar), tirei uma camada enorme de gordura e cabelos em volta das pás do propulsor da bomba, soprei ar comprimido em diversos orifícios que estavam carregados de comida acumulada, etc. mas não foi suficiente: a bomba de esgoto continuava a trabalhar em vazio após a primeira lavagem. Até podíamos manter a coisa assim, desde que estivéssemos com atenção ao fim do ciclo de lavagem para desligar a máquina, mas o problema é que após o primeiro ciclo a máquina deixava de lavar e ficava com a bomba em rotação contínua, com o risco de queimar.

Depois de muito queimar a cabeça a tentar descobrir a causa, fez-se luz. Devia ser o sensor de deteção de nível de água. Com toda a sugidade acumulada, o sensor devia estar a detetar pressão mesmo sem haver água na cuba e dava informação para a bomba continuar a esgotar.

Procurei na net@ algo que se parecesse com um sensor de deteção de nível de água e, depois de ler uma imensidão de relatórios de problemas no fixya.com de ver centenas de imagens e uma dezena de vídeos, descobri que a minha máquina tinha um sensor de pressão de água. A foto que vi era péssima (esta é um pouco melhor) mas deu para perceber que tinha que virar a máquina e abrir a tampa do fundo.

miele-pressure-switch

É um dispositivo elétrico e portanto não podia estar na cuba, a menos que estivesse escondido dentro do bloco de plástico com as bombas e válvulas.

Virei a máquina, abri-a e ao fim de algum tempo encontrei o sensor de pressão. Estava ligado à cuba por um tubo de borracha. Retirei o tubo, soprei ar comprimido para dentro da cuba através do orifício e saiu quantidade enorme de comida acumulada. Soprei ar também para dentro do tubo e consegui fazer uma prelavagem.

Infelizmente o problema mantém-se, mas antes de chamar um técnico que me vai cobrar 200 euros, vou continuar a tentar resolver o problema. O próximo passo é testar o sensor de pressão e, se não estiver bom compro um pela net@. Ficam aqui alguns links para o caso de ser necessário: [1], [2].


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Um comentário a “Máquina de lavar loiça”

  1. Avatar de Berlusconas
    Berlusconas

    Há um espírito que vive na máquina e que precisa de ser aplacado.
    Tens de chamar um sacerdote (de fato branco?) e mala com oferendas,
    Ele vai falar com máquina, massajá-la, virá-la,
    e ouvir o espírito que a habita.
    Se o espírito estiver apena suavemente indisposto, uma pequena oferenda
    que o sacerdota tenha na malinha apaziguará a coisa.

    Mas se ele estiver mesmo muito mal disposto, o
    sacerdote terá de ir buscar uma oferenda especial.

    Por outro lado, podes mandar o espírito fora e arranjar outra máquina,
    com um novo espírito.

    No fundo, neste mundo materialista,
    que não acredita que as máquinas tenham espíritos,
    geralmente escolhe-se a opção mais barata/rápida.

    Segue o teu coração.

    O dinheiro que poupares mand-me aqui para Itália,
    que a pensão da minha Ex custa-me um euromilhões por mês.

    http://news.nationalpost.com/2013/01/09/silvio-berlusconi-blasts-feminist-judges-for-260000-a-day-divorce-settlement/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *