globalização, transportes e poluição

Se há merda que me irrita é comprar frutinha no Pingo Doce vinda do Chile, Argentina ou China.
Comprar frutinha que fez 10.000 km de transportes. E depois, ao passar na caixa, ouvir uma senhora a dizer com ar de professora “aqui paga os sacos de plástico que é para proteger o planeta”.

Graças à inquestionada globalização, compram-se alimentos que viajaram de avião poluindo o planeta desalmadamente. Há peixe que vem do Chile para Portugal e para França de avião. Há peixe que vai de França para o Japão de avião. Uma demência. A fruta vem do Chile ou da China. Alguma, pouca, vem de França ou de Espanha.

O governo não quer que você vá de carro para o trabalho fazer 20 Km com os seus 70 Kg. Mas permite que você coma 1 Kg de fruta que tenha feito 10.000 Km de avião, transporte pouco poluidor (!), do Chile para Portugal. As emissões de dióxido de carbono de uma actividade e da outra não são nem comparáveis.

Desculpem, enganei-me ao dizer que o governo permite que você coma fruta que viajou 10.000 km de avião. Não permite. Obriga. Quando você vai às compras não tem a liberdade de comprar ou não os produtos da globalização poluidora. Só esses é que estão nas prateleiras.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

19 comentários a “globalização, transportes e poluição”

  1. Avatar de Alex

    Ora aí está uma bela crónica.
    Mas o Chile fica a mais de 4000km, ou estou enganado?

  2. Avatar de carnide
    carnide

    Tem que estar muita coisa mal, quando a fruta do Chile é mais barata que a portuguesa…

  3. Avatar de transmutante
    transmutante

    São 10.000 km. Tá emendado!

  4. Avatar de alex

    Links interessantes para um estudo futuro (próximo):

    Artigo sobre o CO2 dos aviões

    Calculadora de CO2 por passageiro de avião

    Mas o mais interessante é que 1 Kg de maçãs vindas do Chile para Lisboa, de avião, produzem 70 kg de CO2. Para produzir 70 Kg de CO2 com o meu carro, tenho que ir ao Porto beber a bica e voltar… a 250 km/h.

    Produção de CO2 por km de automóvel

  5. Avatar de transmutante
    transmutante

    Experimentem os simuladores. Vale a pena.
    O tal 1 Kg de maçãs que vem do Chile produz a mesma quantidade de CO2 que um Peugeot 206 em 420 Km.

  6. Avatar de alex

    Fiz as contas de cabeça e troquei os números. Um quilo de maçãs, que venha de avião do Chile para Lisboa, produz apenas 14 quilos de CO2.

  7. Avatar de transmutante
    transmutante

    Ou seja, já com a última correcção: as emissões de CO2 por se trazer 1 kg de maçãs de avião do Chile equivalem às de um Peugeot 206 em 84 km. Comprar 3 kg de maçãs equivale a uma viagem de carro Lisboa-Algarve. Isto sim, é uma verdade verdadeiramente inconveniente.

  8. Avatar de transmutante
    transmutante

    A 23 euros por tonelada de emissões de CO2, o kg de macãs vindo do Chile devia estar a custar 32 cêntimos em CO2, ou seja 64 escudos. Mais do que aquilo que se paga ao agricultor português.

  9. Avatar de transmutante
    transmutante

    Convém que se saiba que ninguém é penalizado monetariamente pelas emissões de CO2 resultantes das maçãs vindas do Chile.Porquê? Porque as companhias de aviação, ao contrário de todos as outras indústrias, beneficiam de um moratória sobre as emissões de CO2, ou seja, não pagam.

  10. Avatar de alex

    Questões:
    – Para tornar isto credível (verdadeiramente inacreditável) os leitores querem um link para o texto dessa moratória
    – Para quando ums crónica com algumas destas discussões, e com os links bem visíveis para os cálculos de CO2?

  11. Avatar de João Cascalho

    Isto é o lado perverso da economia global alimentada pela fantástica energia contida num barril de petróleo. Há quem diga que o pico de extracção deste recurso, que deverá ocorrer nos anos mais próximos, marcará o início do fim desta globalização. Ou seja, em breve, voltaremos a poder comprar facilmente as nossas maçãs de Alcobaça, num lugar perto de si!

  12. Avatar de alex

    Esperemos que sim.

  13. Avatar de transmutante
    transmutante

    Es te é um assunto a que vale a pena voltar para arrumar as ideias. Mas por agora ainda não. No entanto, a pedido de várias famílias, aqui vai mais alguma coisa.

    de
    http://en.wikipedia.org/wiki/Kyoto_Protocol

    Most provisions of the Kyoto Protocol apply to developed countries, listed in Annex I to the UNFCCC. Emission figures exclude international aviation and shipping

    O texto original do Protocolo de Kyoto:
    http://unfccc.int/resource/docs/convkp/kpeng.pdf

    – No anexo II diz quais as substâncias que estão em causa. Há mais algumas além do CO2.
    – No anexo I diz quais são os países envolvidos.
    EUA de fora. Índia e China sem obrigação de reduzir emissões, apenas de relatar o volume
    das suas emissões.

    Se pesquisarem no pdf do Protocolo de Kyoto por aviation, só encontram uma referência: o sítio onde e chuta a responsabilidade de regular as emissões de CO2 da aviação para o ICAO, International Civil Aviation Organization.
    http://en.wikipedia.org/wiki/International_Civil_Aviation_Organization
    Também as emissões dos transportes marítimos são chutadas para fora de jogo através da IMO, International Maritime Organization.
    Destas duas organizações, ICAO e IMO, nunca surgiu nada. Obviamente.

    O Estado actual do controlo das emissões de CO2 pela aviação é o voluntariado, ou seja, estamo-nos a cagar para o assunto. Em termos formais, existem duas situações diferentes: os voos domésticos e os voos internacionais. Na prática, ninguém paga nada. Nem nos internacionais, nem sequer nos domésticos.
    As maçãs que vêm do Chile pagam zero pelas emissões de CO2.

    A UE diz que planeia pôr as companhias aéreas a pagar as emissões de CO2 a partir de 2011. É quanto chega para calar as bocas aos pacóvios. É altamente provável que nessa altura mude de ideias: os EUA já disseram que não aceitam essa medida para os seus voos internacionais que aterram ou partem da UE.

  14. Avatar de transmutante
    transmutante

    A pedido de várias famílias:

    de
    http://en.wikipedia.org/wiki/Kyoto_Protocol
    “Emission figures exclude international aviation and shipping.”

    O texto do Protocolo de Kyoto:
    http://unfccc.int/kyoto_protocol/items/2830.php

    Resumo do Protocolo:
    No anexo II indicam-se as substâncias a reduzir. O CO2 é uma delas. No anexo I estão os países que subscrevem o protocolo. Os EUA não. A Índia e a China apenas têm a obrigação de relatar os seus números.

    Os detalhes:
    As emissões da aviação e dos transportes marítimos são excluídas. A sua regulação é deixada ao ICAO (International Civil Aviation Organization) e à IMO (International Maritime Organization), respectivamente. Na prática, estas organizações nunca produziram qualquer regulação. Está-se em regime de voluntariado, ou seja, caga-se para as emissões de CO2 dos aviões.

    Os transportes aéreos, e os marítimos também, estão a bater todos os recordes de movimentações de mercadorias. A UE diz que taxará as emissões de CO2 da aviação a partir de 2011. Por agora, nada. Mas pronto, dá para enganar os pacóvios, os tais a quem se diz para não andar de carro.

    P.S.: Os EUA já disseram que não vão aceitar que a UE imponha quaisquer taxa sobre as emissões de CO2 dos aviões, nem em 2011. Suspeita-se que essas taxas sobre as emissões de CO2 dos aviões vão existir no dia de S. Nunca À Tarde.

  15. Avatar de carnide
    carnide

    Cof, cof, cof. Esta m… está cheia de fumo!

  16. Avatar de transmutante
    transmutante

    A explicação química da coisa:

    How do you get 20 pounds of CO2 out of a gallon of gasoline that weighs about 6 pounds?
    When gasoline burns, the carbon and hydrogen separate. The hydrogen combines with oxygen to form water (H2O), and carbon combines with oxygen to form carbon dioxide (CO2). A carbon atom has an atomic weight of 12, and each oxygen atom has an atomic weight of 16, giving each single molecule of CO2 an atomic weight of 44 (12 from carbon and 32 from oxygen).Therefore, to calculate the amount of CO2 produced from a gallon of gasoline, the weight of the carbon in the gasoline is multiplied by 44/12 or 3.7. Since gasoline is about 87% carbon and 13% hydrogen by weight, the carbon in a gallon of gasoline weighs 5.5 pounds (6.3 lbs. x .87). We can then multiply the weight of the carbon (5.5 pounds) by 3.7, which equals 20 pounds of CO2!

    do US Department of Energy Site
    http://www.fueleconomy.gov/feg/co2.shtml

  17. Avatar de transmutante
    transmutante

    Os números para a poluição por km usados nos cálculos acima são os declarados pelas companhias de aviação.

  18. Avatar de transmutante
    transmutante

    A primeira 1st International AVIATION CO2 Conference vai realizar-se este ano, em Setembro, em Budapeste. Nessa altura, o problema vai surgir nos nossos jornais e TVs. O Chornal está muito à frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *