O primeiro Alternate Reality Game português

O Domainsquest foi o primeiro ARG português.

Foi sempre, desde o início, um jogo de browser do tipo MMPOG, .

A primeira versão (V.0) é de 2003, feita em Flash com AMFPHP para comunicar com o servidor. Não estava pendurada num domínio próprio ainda, estava pendurada numa pasta de um domínio de testes, mas já dava para jogar.

Depois, em Agosto 2006, lancei a segunda versão (V.1), toda feita em Javascript e Ajax. Tinha Javascript comprimido para baixar o tempo de transferência do jogo (para 1/4 do tempo), e comunicava com um servidor em PHP/MySQL com eventos temporais, que estava sempre a estoirar, como podem ler nas crónicas de 2006 deste Chornal.

Aquele Javascript pesava imenso no IE, embora corresse bem no Firefox: as janelas arrastavam-se. Além disso, sempre que precisava de fazer alterações no código, tinha que recomprimi-lo, testá-lo (pois a compressão às vezes gerava erros) e só depois podia publicá-lo. Era uma trabalheira incomportável. Desisti de manter essa versão e comecei logo a programar outra.

Em Maio de 2007, lancei a terceira versão (V.2) também em Javascript e AJAX, mas muito mais leve e com quese tudo em modo texto. Foi um sucesso. Tive cerca de 1000 jogadores, mas estava muito pesado do lado do servidor, principalmente quando o jogador já tinha milhares de domínios.

Mais tarde, aligeirei o código na BD do servidor, removi todos os utilizadores e transferi o Domainsquest para o Facebook. Mas o Facebook já sofreu várias alterações por questões de segurança e isso obriga-me a estar sempre a corrigir a aplicação para estar em conformidade com esses requisitos. Neste momento, por exemplo, o Domainsquest não está a funcionar.

Estou a pensar criar uma nova versão, a V.4, talvez em Java Applet, mas também para Android e iOS. Uma versão que permita grafismos mais apelativos, mas também mais jogável.

Vou dando notícias.


Publicado

em

por

Etiquetas:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *